Semana do trabalhador Rural: como a IoT pode otimizar o trabalho
São os nossos pilares, principalmente, no que diz respeito a uma das nossas necessidades mais básicas, a alimentação. Por isso, nada mais justo do que proporcionar tecnologia e inovação aos ruralistas
A data de 25 de maio é dedicada aos trabalhadores rurais no país. Sabemos que além de ser uma das profissões mais importantes do mundo, é extremamente trabalhoso manter e pensar em todas as fases dos produtos.
De acordo com o Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil, em 2020, o agronegócio ampliou para 26,6% sua participação no PIB total do país, o que o torna mais de ¼ da economia do país.
Se considerarmos todos os problemas que devem ser cuidadosamente resolvidos pelos produtores rurais, como a própria salubridade, a saúde do plantio, prevenção de pragas, minimizar os danos durante a colheita, entre muitos outros, são incontáveis os benefícios que a tecnologia pode trazer.
O especialista em tecnologias disruptivas e gestão de riscos, Daniel Schnaider, CEO da Pointer by PowerFleet Brasil, ressalta: “a gestão da produção agrícola sempre foi motivo para revoluções no setor, e agora não pode ser diferente. É necessário fazer com que todas as ferramentas disponíveis sejam utilizadas para que esse motor da economia cresça. Não utilizar a IoT é sinônimo de ficar para trás e reduzir significativamente a competividade”.
Um dos pontos cruciais dessa tecnologia é o rastreamento de movimento. Quando a velocidade está acima ou abaixo do previsto certamente causará perda na colheita ou do plantio de grãos/cana/madeira, por exemplo. Como também na adubagem, que pode deixar de colocar a quantidade correta ou colocar acima do necessário.
Quanto aos químicos que protegem uma plantação inteira, a velocidade também é essencial, afinal se for rápido demais, vai colocar produtos de menos, se for devagar, o plantio estará comprometido por completo, além de gerar um alto custo para a empresa.
Toda essa monitoração, faz com que o comportamento do motorista seja avaliado e moldado para o compliance da empresa.
E não só essas questões são importantes. Por exemplo, para uma empresa que aluga máquinas agrícolas, ela poderá cobrar por hectares, uma vez que com a telemetria é possível definir em metragens a área trabalhada, e sendo assim, a empresa pode prever o desgaste do maquinário.
Outros pontos importantes das soluções da IoT são:
- Sense: é um produto que preserva a qualidade da carga perecível do caminhão. Detectando exposição à trepidação, colisão e temperaturas, luminosidades e aberturas incorretas.
- Driver feedback: mostra as curvas erradas, onde está seguro, econômico, gestão de fadiga e antecipação dos possíveis acidentes diante da conduta do motorista. A tecnologia utiliza sensores conectados aos veículos, é possível garantir o bom comportamento dos motoristas, reduzir a falha humana e garantir a conformidade às normas de trânsito.
- Redução de custo: redução de aproximadamente 10 a 26% do consumo total de combustível, dependendo do motorista, da carga, do modelo, entre outros fatores.
Daniel Schnaider é CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. Integrou a Unidade Global de Tecnologia da IBM e a 8200 unidade de Inteligência Israelense. Especialista em logística, tecnologias disruptivas, economista e autor da obra "Pense com calma, aja rápido".
Sobre a Pointer by PowerFleet Brasil: A multinacional de origem israelense iniciou operações em 1994 e está presente no Brasil desde 2010. Em 2019, foi adquirida pela norte-americana PowerFleet®️. A companhia é especializada no desenvolvimento de ferramentas, serviços e tecnologias para gestão inteligente de frotas de empresas e locadoras, com foco em soluções de telemetria. Além de possibilitarem uma redução de custos em torno de 20%, seus produtos proporcionam o monitoramento remoto dos veículos, diminuindo a incidência de fraudes, desvios de conduta e roubo de cargas. Com mais de 3 milhões de produtos de telemetria vendidos reúne mais de 600 mil carros, motocicletas, caminhões e implementos rodoviários rastreados no mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>