CTC prepara nova geração de cana até 30% mais produtiva
Série 10000 vai aumentar a competitividade das usinas com ganhos ambientais
Novas tecnologias introduzidas no programa de melhoramento do CTC permitirão o lançamento da série 10000 com variedades com produtividade em torno de 14 a 16 toneladas de açúcar por hectare (TAH) já a partir da safra 2023/24.
A geração 10000 deverá apresentar um salto médio de 30% em produtividade em comparação às variedades atuais. As novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela Companhia vão aumentar a competitividade das usinas, acarretando importantes ganhos ambientais.
“Ao longo dessa e das próximas décadas, a adoção de sucessivas ondas de novas tecnologias elevará significativamente a produtividade e a produção de cana no Brasil”, diz Gustavo Leite, CEO do CTC.
Segundo Leite, a integração de diferentes plataformas tecnológicas pelo CTC terá forte impacto no setor com a introdução de variedades de alta produtividade protegidas contra pragas, plantas daninhas e doenças e, no futuro, sendo plantadas com sementes desenvolvidas a partir de embriões.
Cana do futuro
A área de Pesquisa e Desenvolvimento do CTC conta com mais de 250 pesquisadores, trabalhando fortemente no desenvolvimento das variedades de cana do futuro, com maior produtividade e mais bem adaptadas aos diferentes ambientes de produção de cana no país.
No início da década passada, o CTC ampliou o número de programas de melhoramento genético de um para sete, visando obter variedades adaptadas a todas as condições em que a cana é produzida no país. Simultaneamente, o CTC otimizou os programas de melhorament0 genético, reduzindo o tempo médio de desenvolvimento de uma nova variedade de cana de 15 para 8 anos.
Ao longo da década, novas ferramentas de bioestatística foram introduzidas, proporcionando melhor escolha dos parentais a serem usados nos cruzamentos, entre as mais de 5000 variedades de seu banco de germoplasma – o maior do mundo.
Adicionalmente, a eficácia do processo de seleção das “variedades de elite”, escolhidas em meio a centenas de milhares de candidatos, foram substancialmente aumentadas com a adoção de modernas técnicas, como a seleção genômica, que permite uma identificação mais precisa das características desejáveis que devem estar presentes em uma “variedade de elite”, bem como auxiliando na predição de seu desempenho agronômico.
Como a busca pela produtividade e sustentabilidade não param, o CTC também vem aumentando substancialmente seus investimentos em biotecnologia, visando proteger as “canas de elite” das perdas provocadas por insetos e pela competição com ervas daninhas.
Recentemente, a empresa abriu sua subsidiária nos Estados Unidos, a CTC Genomics, dedicada à edição genômica, nova fronteira do conhecimento no campo do melhoramento genético e que poderá aumentar ainda mais o ritmo de inovação no setor.
Sobre o CTC
O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira é uma empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar. Tem um dos maiores bancos de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 4 mil variedades. Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento genético e engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas.
Criado em 1969, CTC contribuiu nestes 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>