Drones e satélites auxiliam no monitoramento de lavouras e no manejo de irrigação em cana-de-açúcar
Daniel Pedroso, Especialista Agronômico
Segundo consta na história, a agricultura originou-se no período neolítico nos vales e várzeas dos Rios Nilo, Tigre, Eufrates e Amarelo. Confundindo-se com essa história, a irrigação surgiu aproximadamente em 4.500 a.C., nas mesmas regiões, pois naquela época os antigos agricultores desviavam as águas dos rios por canais até a área a ser irrigada.
Desde então, a irrigação, bem como a agricultura, passou por uma série de revoluções. A irrigação 1.0, onde os sistemas eram utilizados apenas para fornecimento de água; a irrigação 2.0 onde, além de água, também era fornecido os nutrientes; a irrigação 3.0, que se caracterizou pela proteção dos cultivos via água de irrigação e a irrigação 4.0, também conhecida como Era da Irrigação Digital.
Com as novas tecnologias cada vez mais avançadas no mercado, muitos irrigantes vêm utilizando as imagens de satélites e drones (aerofotogrametria) como fatores de contribuição na decisão do manejo utilizado.
Nas imagens a seguir, estão exemplos de alguns projetos de irrigação localizada por gotejamento que mostram essa tecnologia de avaliação. Por exemplo, na primeira foto, tirada por drone, podemos observar o desenvolvimento vegetativo de um canavial sob diferentes tipos de irrigação, onde à esquerda observamos plantas irrigadas por gotejamento e à direita a testemunha. Podemos observar com clareza o maior vigor vegetativo de um canavial irrigado e, portanto, seu maior potencial de produção. Demonstrando que a lâmina de água e seu manejo é corretamente utilizado na propriedade agrícola.
Na foto a seguir, vemos uma imagem de drone utilizando uma câmera com sensor infravermelho. Com o preceito fisiológico básico, sabemos que uma planta sob estresse hídrico tem a temperatura foliar maior do que uma planta não estressada. Nessa imagem podemos observar claramente que, mesmo sob irrigação, o lote a direita está sendo mal manejado, com lâmina de irrigação subutilizada, ou seja, abaixo do ideal exigido pela cultura; enquanto o lote a esquerda encontra-se bem manejado hidricamente, devido a menor temperatura quando relacionada ao lote a direita. Até mesmo podemos observar fatores pertinentes à manutenção do sistema, pois apresentam pontos escuros na imagem, que são referentes a vazamentos que devem ser corrigidos.
Outro aspecto observado são os filtros de imagem, principalmente o NDVI, que demonstra o desenvolvimento vegetativo da cultura sob um índice. No caso abaixo, observamos um canavial irrigado por gotejamento com alto índice vegetativo e, portanto, maior desenvolvimento e sua testemunha acima em sequeiro com o desenvolvimento menor.
Através dos usos dessas imagens é possível realizar um manejo de irrigação mais qualitativo, pois trata-se de ferramentas que agregam mais informações e levam a decisões mais assertivas.
Sobre a Netafim
Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio de 15 fábricas, mais de 4.000 funcionários e milhares de distribuidores. Um portfólio de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming que visa contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>