Agrosul Catarinense reduz tempo de faturamento de notas em 60% com sistema de gestão Sankhya
Distribuidora-atacadista aprimorou processos internos e aumentou a confiança nos indicadores de negócios para tomadas de decisões mais estratégicas
A distribuidora-atacadista Agrosul Catarinense, sediada em Blumenau, Santa Catarina, e referência nacional na distribuição de produtos veterinários, tornou os processos internos de negócios mais ágeis, confiáveis e assertivos, com o sistema de gestão da Sankhya, fornecedora de ERP. Com o uso do sistema, a empresa catarinense reduziu o tempo de faturamento de notas em 60%, e otimizou procedimentos como separação, checkout e despacho de mercadorias.
Segundo Saulo de Tarso Bohrer, gerente administrativo financeiro da Agrosul Catarinense, o ERP da Sankhya, implantado em 2014, aumentou significativamente a confiança dos gestores da companhia nos indicadores operacionais de todas as áreas corporativas para apoiar as tomadas de decisão e torná-las mais precisas. “Com o ERP realizamos auditoria para processos de inventário e controladoria das finanças, e avançamos de forma importante na área fiscal com o formato de configuração e parâmetros que a solução oferece, além de viabilizar nossa integração com fornecedores e aplicativos terceiros, diferente do cenário que tínhamos antes da Sankhya”, afirma.
De acordo com o executivo, o ERP anterior não atendia mais as demandas da Agrosul Catarinense. “Durante o processo desenvolvido pelo comitê que formamos, fizemos um levantamento de todos os chamados de suporte técnico abertos com a empresa desde a implantação do sistema, e apuramos que 47% destes eram erros sistêmicos e outros 38% eram causados por falta de treinamento da equipe, o que nos levou a constatar falha no processo de implantação e nos forneceu base para definir os critérios de escolha do próximo fornecedor de solução de gestão”, explica.
Entre os critérios estabelecidos para escolha do fornecedor, Júnior aponta as principais premissas de avalição: Performance, otimização de tempo e agilidade nos processos; confiabilidade nas informações para a tomada de decisão e integridade dos dados; Praticidade na operação e interface do usuário; Usabilidade como diferencial de mercado e, especialmente, na aderência da ferramenta ao negócio da distribuidora-atacadista; e Escalabilidade, capacidade de acompanhar as mudanças, investimentos e desenvolvimento, e a infraestrutura e corpo técnico do parceiro, para prestar suporte e atendimento rápido.
“Com base nesses parâmetros, desenvolvemos um modelo de avaliação considerando as principais necessidades de cada área de nossa empresa, levando em conta as vulnerabilidades de processo. Das três fornecedoras finalistas da nossa avaliação, a Sankhya se destacou nas áreas de Business Intelligence (BI), comercial e logística, e na avaliação geral, ficou à frente das demais concorrentes”, revela.
Como facilitadores da implantação e uso do sistema da Sankhya, destacamos a Universidade, que disponibiliza aulas à distância (EAD) sobre as melhores práticas de gestão e uso do sistema, e o Maha Gestão, que faz um mapeamento detalhado de todas as áreas da empresa para apontar falhas e sugerir mudanças.
“Usamos a Universidade sempre, desde a implantação, para todos os novos colaboradores que iniciam na empresa. Dentro do nosso processo de integração, há a etapa de EADs, que tem evoluído e se tornado uma importante ferramenta de treinamento para nossa equipe. Já o Maha Gestão nos ajuda a acompanhar a evolução dos negócios, ao mesmo tempo em que sugere o aperfeiçoamento dos nossos processos e do uso da ferramenta com um todo”, conta.
Para o futuro da parceria, Saulo revela que a maior expectativa da distribuidora-atacadista está voltada ao domínio e qualidade das informações como base estratégica para a tomada de decisão. “Precisamos cada vez mais ter inteligência no uso de dados para nos entregar indicadores que possamos rapidamente converter em ações de curto prazo, a fim ampliar nossa atuação no mercado de forma assertiva e intensa”, finaliza.
Sobre a Sankhya - Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios, além de oferecer sistemas de gestão empresarial para pequenas, médias e grandes empresas, acompanha a evolução de seus clientes utilizando um exclusivo modelo de diagnóstico que identifica em qual estágio gerencial eles se encontram, e com isso define os processos que precisam ser melhor estruturados e suas prioridades. Atualmente, a empresa possui 34 Unidades de Negócios e já conta com uma equipe superior a 1000 funcionários e 10 mil clientes nos 26 estados do Brasil. Em 2013, a Sankhya foi pioneira ao lançar o primeiro ERP 100% web e em 2017 lançou a BIA, a primeira assistente virtual do mercado de ERP, que utiliza uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial (IA), para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio.
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