Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista explica os riscos de acessar redes de Wi-Fi públicas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Barbara Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Reprodução/Freepik Reprodução/Freepik

Segundo o diretor de Cibersegurança da PierSec, Alex Vieira, os dispositivos estão ainda mais suscetíveis a invasões e golpes quando o usuário acessa a contas e aplicativos de banco quando conectado a redes públicas

Nas praças, transporte público, nos aeroportos ou restaurantes, os pontos de acesso à rede Wi-Fi públicos salvam a vida de quem precisa acessar a internet e economizar dados móveis. E a quantidade de acessos cresce cada vez mais: de acordo com um levantamento de 2023 do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 54% das cidades brasileiras com até 100 mil habitantes oferecem Wi-Fi em locais públicos, um aumento de 6% em comparação com a última pesquisa, realizada em 2021. Quando se trata apenas de municípios com mais de meio milhão de habitantes, o número chega a 80%.

Mas, apesar da facilidade de não precisar de senha na maioria dos casos, o uso da rede de Wi-Fi por muitas pessoas e a vulnerabilidade de algumas redes podem causar riscos, como roubo de dados sensíveis e senhas, acesso a contas bancárias e golpes.

Segundo o diretor de Cibersegurança da PierSec, Alex Vieira, existem formas de utilizar recursos de proteção em redes Wi-Fi públicas e evitar brechas na segurança. Porém, em boa parte dos casos, as redes são vulneráveis.

“A falta de um elemento de autenticação para uso da rede é um risco. Desta forma, os cibercriminosos têm acesso a informações sensíveis de forma praticamente ilimitada, especialmente de usuários mais vulneráveis com software e aplicativos desatualizados e que não fazem uso de antivírus”, explica Alex.

Por meio da rede aberta de Wi-Fi, criminosos podem posicionar-se entre o usuário e o ponto de conexão, recebendo diretamente as informações da pessoa que utiliza a rede – sejam e-mails, mensagens, senhas ou outras informações confidenciais – ou, ainda, distribuir um malware para os usuários conectados na rede.

Para prevenir riscos, o especialista faz recomendações. “Além de manter a atualização do software e aplicativos em dia, a pessoa jamais deve fazer transações bancárias ou logar nas redes sociais enquanto utilizar a rede aberta de Wi-Fi. É a mesma lógica que deixar sua carteira, com todos os seus documentos, cartões e dinheiro, vulneráveis em um local público – pessoas mal-intencionadas estão sempre de olho para aproveitar a oportunidade de roubar, seja seus bens pessoais ou, no meio digital, informações sensíveis”, ressalta o especialista.

Outras dicas do especialista são evitar compartilhar (enviar ou baixar) arquivos; instalar um antivírus; desativar a conexão automática do Wi-Fi e sair da rede ao terminar de usá-la e, claro, verificar a veracidade da conexão.

Sobre a Alex Vieira

Alex Vieira é especialista em Cibersegurança e fundador da PierSec. Com 20 anos de experiência nos setores de tecnologia portuária e financeira, é graduado pela Universidade Paulista (UNIP) em Gestão de Tecnologia da Informação, possui especialização em Segurança da Informação e Proteção de Dados pela Universidade Anhembi Morumbi.

A PierSec é uma startup fundada em Santos que chega com o propósito de democratizar o acesso à cibersegurança, simplificando a inovação e promovendo um ecossistema corporativo mais seguro e protegido. O empreendimento é uma startup da ZPT Digital, empresa de tecnologia com 26 anos de experiência e atuação em todo o território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: