Maxtrack investe em rastreabilidade de componentes e aprimora linha de produção em fábrica

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leonardo Nascimento
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

(crédito: divulgação) (crédito: divulgação)

Protocolo que une a tecnologia ao fator humano garante a assertividade de quase 99% em linha produtiva, que conta com mais de 200 mil produtos fabricados anualmente

Como parte de sua estratégia de aprimoramento operacional, a Maxtrack, referência em tecnologia para rastreamento de veículos e cargas na América Latina, investiu no desenvolvimento de um protocolo para a rastreabilidade dos componentes usados nas placas eletrônicas construídas em sua fábrica em Betim (MG), que garantem a assertividade de quase 99% em sua linha produtiva, que conta com cerca de mais de 200 mil produtos fabricados anualmente.

Com o uso de uma plataforma para mensuração, validação e inclusão de dados, todos os lotes de matéria-prima recebidos pela companhia contam com uma inspeção criteriosa, que avalia, sobretudo, a origem e qualidade de cada componente recebido. Ao desembarcarem na fábrica, os lotes começam a ser cadastrados e inspecionados durante toda a jornada construtiva, em um trabalho que une a tecnologia junto ao fator humano, e envolve todas as áreas, incluindo operadores, manufatura, estoque, suporte técnico, sistemas e engenharia industrial.

“O trabalho de rastreabilidade que temos realizado nos últimos anos nos permite reduzir a margem de erros e qualquer insegurança quanto à elegibilidade dos itens que recebemos diariamente. Além disso, o uso da plataforma de rastreabilidade no processo de produção permite a coleta de grandes volumes de dados, que são utilizados em indicadores-chave de desempenho (KPIs) de qualidade e eficiência, assegurando o bom funcionamento dos equipamentos que fabricamos em nossas operações.”, explica Reginaldo Lopes, supervisor de engenharia industrial da Maxtrack.

Cada posto de trabalho atua para fazer a agregação de todas as informações, que podem ser provenientes do fornecimento dos componentes (ordem de compra, fabricante, data de fabricação, lote), ou do processo de manufatura, que garantem a montagem do componente correto em cada posição da placa através de uma validação criteriosa de setup de máquinas e do status de funcionamento do equipamento em cada etapa do processo, avaliando se os itens correspondem aos padrões de excelência dos equipamentos Maxtrack. A operação gera relatórios atualizados para consultas e novas verificações, contribuindo para que mais de 8,3 milhões de componentes sejam inspecionados devidamente antes da montagem todos os meses.

“O trabalho tem contribuído também com o aprimoramento de toda nossa cadeia de suprimentos, já que essa dinâmica de inspeções já nos ajudou a identificar e barrar lotes que não contavam com itens originais e, consequentemente, fornecedores que não correspondiam com nosso padrão de qualidade, por exemplo”, reforça Reginaldo.

Perspectivas futuras

Atualmente, a Maxtrack conta com mais de 1,5 milhão de equipamentos embarcados em veículos de todo Brasil, com destaque para o MTC-800, seu computador veicular, e o MXT-130, o rastreador de pequeno porte, utilizado em operações de rastreamento e telemetria. Nos próximos anos, a companhia almeja expandir a quantidade de equipamentos alocados, com uma nova rodada de investimentos próprios de cerca de 80 milhões até 2026.

“Sabemos da responsabilidade que carregamos quando produzimos cada placa que será utilizada em nossos equipamentos. Mesmo já atuando em linha com a ISO 9001, entendemos que poderíamos ir além, melhorando ainda mais nossos processos e verificações que já seguiam os mais altos padrões de qualidade. A busca pelo aprimoramento constante faz parte do DNA da Maxtrack e, com isso em mente, temos atingido resultados muito positivos em nosso negócio”, reitera Fábio Bedran, Sócio Diretor da Maxtrack.

Sobre a Maxtrack

Com mais de 20 anos de mercado, a Maxtrack é referência em tecnologia para rastreamento de alto valor agregado na América Latina. Atua nas verticais de transporte de passageiros e transporte e logística de cargas. Oferece soluções tecnológicas de monitoramento e inteligência de dados de ponta a ponta, desde o planejamento e fabricação do hardware com foco na inteligência do negócio ao tratamento dos dados coletados, transformando-os em valor de diferentes maneiras para o cliente.

Hoje a empresa é uma das maiores produtoras de computadores veicular e rastreadores da América Latina, responsável pela inteligência e eficiência logística de grandes empresas. A Maxtrack conta com filiais em Beijing e Hong Kong focadas em pesquisa e desenvolvimento, logística e suprimentos, que colocam a companhia à frente no setor brasileiro, com um olhar diferenciado para fabricação de hardwares e resolução das necessidades de seus clientes.