5 dicas para fazer o vídeo perfeito para as redes sociais
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Segs.com.br
- SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
- Imprimir
Criar vídeo para redes sociais é uma ferramenta é um excelente meio de comunicação. Mas, alguns detalhes devem ser observados para criar o conteúdo perfeito.
Fazer vídeo para redes sociais é uma maneira muito eficiente para se comunicar e conectar-se com o público-alvo.
Sendo cada vez mais difundida, aceita e até mesmo exigida, as produções audiovisuais têm diversos objetivos, como propagandas, informativos ou meios de entretenimento.
Independentemente do ramo de atuação, usar esse recurso requer um bom planejamento e clareza no que se deseja alcançar.
A principal questão é entender como criar conteúdo que sejam realmente atrativos em um ambiente saturado e inundado, diariamente, com produções visuais.
Criar vídeo para redes sociais não é uma tarefa complexa. Porém, atingir um certo nível de perfeição fica mais fácil ao seguir essas 5 dicas simples:
- Conheça seu público-alvo
A primeira dica fundamental para criar vídeo para redes sociais é saber quem é seu público-alvo. As redes são muito abrangentes e os usuários de cada grupo exigem um estilo específico de produção.
Definir o destinatário do conteúdo permite estipular o tom e a mensagem repassada. Assim como, qual a melhor plataforma para inserir o vídeo para redes sociais.
Um público mais jovem requer um linguajar mais despojado e podem preferir redes mais novas, como o Tik Tok.
Já um público mais sério e adulto, requer uma abordagem mais profissional, mesmo que aceitem publicações mais descontraídas.
Além disso, todo o conteúdo deve ser personalizado e adaptado para que o vídeo para redes sociais seja condizente aos resultados desejados.
Conhecer o público-alvo auxilia a adaptar o tom, estilo e conteúdo, contribuindo com maior engajamento e impacto.
Quando os espectadores se sentem compreendidos e envolvidos com o vídeo, o relacionamento é fortalecido. Dessa forma, os novos conteúdos serão aprimorados e ainda mais direcionados.
- Mantenha a qualidade da produção
Tão fundamental quanto o conteúdo, é a edição e a preocupação em disponibilizar o conteúdo sem alteração de qualidade.
De nada adianta realizar uma “megaprodução” e na hora de compartilhar, a imagem é erroneamente compactada e empobrece a apresentação.
A edição é capaz de tornar o vídeo mais agradável e atrativo visualmente. No entanto, muitas plataformas não suportam determinadas extensões em que a produção foi feita.
Por isso, é fundamental contar com o Wondershare UniConverter, que é um recurso para converter e comprimir vídeos em alta velocidade. Esse software é referência no mercado, e foi projetado para processar arquivos HDR, 4K e 8K.
Para além da conversão, o programa permite editar, gravar vídeos, converter áudio em texto, compactar mantendo alta resolução, mesclar videoclipes e muito mais.
Uma boa dica para quem quer manter conteúdo original, próprio e sem sofrer com compartilhamentos sem referência é colocar marca d'água.
Essa funcionalidade permite que o conteúdo do vídeo, e a página sejam rapidamente associadas e identificadas pelo público. Aproximando, ainda mais, o público-alvo do vídeo para redes sociais.
- Crie um roteiro
Sabendo o público-alvo e tendo um programa próprio para garantir que o vídeo não perderá a qualidade, é hora de pensar no roteiro.
Considere qual conteúdo deseja transmitir. Seu conteúdo será um tutorial explicativo? Fará propaganda? Esclarecerá determinado assunto?
Elaborar a melhor maneira para abordar o assunto é um dos principais fatores para atrair visualizações em vídeo para redes sociais.
A partir do momento em que há uma ideia central, e um roteiro, crie o cenário e elementos para tornar o vídeo ainda mais atrativo. É preciso considerar que vídeo para redes sociais precisa ser dinâmico e chamar a atenção já nos primeiros segundos.
Quanto mais claro e atrativa for a produção, maiores são as chances de obter sucesso considerável.
Se for viável ao tema, vídeo para redes sociais com dicas, tutoriais, que podem ser compreendidos sem som, histórias motivadoras, com dublagens e passos de dança estão em alta e são facilmente consumidos.
- Faça vídeo para redes sociais simples e curtos
Uma particularidade do vídeo para redes sociais é que precisa ser simples, objetivo e curto. Com a imensa variedade de produções disponibilizadas diariamente, é bastante complexo reter a atenção do público por um longo tempo.
Dessa forma, publique conteúdo que incluam uma única mensagem, mantendo o conteúdo mais breve possível. Uma alternativa viável é cortar vídeo YouTube.
Além de encurtar a produção e manter atrativa, desperta curiosidade do público em assistir todo o conteúdo. Ou seja, potencializa a conversão para outra rede, estreitando os laços com a audiência.
Como comentamos, cada plataforma atrai um certo tipo de público, o que também afeta o tempo do vídeo para redes sociais. A permanência em vídeos no Facebook tem uma média de 4 minutos, já o X, apenas 140 segundos, e o Instagram, em torno de 60 segundos.
A variação de tempo é atribuída a vários fatores, como a faixa etária e a intenção do usuário. Por isso, saber para quem o conteúdo será destinado é fundamental.
- Otimize a publicação
É muito comum que a própria rede social configure a publicação para que seja visível em diferentes tipos de dispositivos móveis. No entanto, é sempre importante considerar que o público poderá acessar o conteúdo de dispositivos móveis, computadores, tablets, entre outros.
Por isso, a qualidade deve ser preservada, principalmente quando se refere a comprimir vlogs sem perder a qualidade. Afinal, essa produção tende a ser bastante pesada.
Uma dica valiosa é sempre gravar vídeos horizontalmente, essa prática facilita a visualização de quem acessa e assiste ao vídeo.
Outra questão é sempre incluir transcrições ou legendas. É normal que pessoas não possam assistir ao conteúdo com som em determinados momentos.
Ademais, as transcrições servem como uma estratégia de atratividade, melhorando o posicionamento SEO do vídeo para redes sociais.
Os recursos precisam ser simples e claros. Tenha cuidado ao usar filtros, fontes e demais elementos.
Todos os itens que compõem o material precisam ser facilmente entendidos mesmo para quem assiste em telas menores.
Além disso, fique de olho nas músicas que você insere nos vídeos. Por mais que seja possível baixar músicas do Spotify, o ideal é que você utilize sons livres de direitos autorais.
Existem várias plataformas online que disponibilizam essas músicas com direitos livres. Pesquise e opte por elas, especialmente em vídeos do YouTube.
E o que mais?
Use e abuse da criatividade. É fundamental que os vídeos sejam dinâmicos, informativos, e ao mesmo tempo leves e divertidos.
Além de ser uma ferramenta de comunicação, vídeo para redes sociais precisa ter uma conotação de entretenimento. A maioria dos usuários acessam seus perfis buscando um tempo de lazer e conhecimento prático.
Intercale os temas dos conteúdos e o formato dos vídeos. Não esqueça de usar linguajar simples e elementos que facilitem o entendimento.
E, sempre converta o vídeo para facilitar o acesso do maior número de pessoas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário