Brasil,

14% das micro e pequenas indústrias de São Paulo usaram o cheque especial para capital de giro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Lemes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Além do cheque especial, 7% das empresas recorreram ao empréstimo pessoal segundo pesquisa do SIMPI/Datafolha

Quando o assunto é capital de giro, os micro e pequenos empresários de São Paulo buscam alternativas em linhas de crédito perigosas. A conclusão é do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, realizado pelo Datafolha a pedido do SIMPI – Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo. O levantamento mostra que 14% das micro e pequenas indústrias paulistas usaram cheque especial para capital de giro.

O risco dessa opção de empréstimo são os juros, um dos mais caros do mercado. Contudo, a procura é alta pela falta de opções de crédito adequado as características dos micro e pequenos industriais.

Recorrer ao cheque especial muitas vezes é a única alternativa que micro e pequenos empreendedores encontram para manter o negócio em atividade. A pesquisa do SIMPI revela que em julho, 47% dos entrevistados estavam com capital de giro insuficiente ou muito pouco para passar o mês. O lamentável é que esse cenário se manteve com altos índices continuamente se compararmos os dados desde outubro de 2017.

Os empresários que afirmam ter capital de giro no limite do que precisavam segue logo atrás com 42%, em julho, mas mantendo índices elevados em todas as demais amostras da série histórica. Os que afirmam usufruir de capital de giro mais que suficiente são apenas 11% nesta pesquisa.

Na batalha diária para manter seu negócio funcionando, donos de micro e pequenas indústrias buscam capital de giro em opções de créditos que são verdadeiras armadilhas. Porém, quando não há dinheiro em caixa, o cheque especial pode funcionar como reserva de emergência. Todavia, o que falta são linhas de créditos mais baratas, que caibam no orçamento do empreendedor.

Entre as principais dificuldades para tomar empréstimo, a taxa de juros ocupa o primeiro lugar com 37%, seguida da falta de linhas de crédito adequada ao tamanho do negócio com 22% e garantias exigidas por bancos ou instituições em terceiro com 10%.

Na avaliação de Joseph Couri, presidente do SIMPI, a alta dos juros somada a dificuldade de acesso ao crédito são fatores preocupantes para a manutenção da atividade produtiva. “Linhas de crédito adequadas aos micro e pequenos empreendedores seguem sendo um desafio a ser superado. É preciso mudar a forma que o crédito é avaliado e/ou concedido, para que empresários possam ter acesso à crédito novo, com custos acessíveis”, destaca.

Sobre a pesquisa

Realizado pelo Datafolha a pedido do Simpi, o Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, traz um panorama geral da categoria. A coleta de dados ocorreu entre os dias 09 e 26 julho de 2022, foram entrevistados 300 empresários e a margem de erro é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar