Dados: uma análise sobre a “mina de ouro” da Logística
Os últimos tempos representaram uma inevitável guinada em direção à transformação digital nas mais diferentes esferas econômicas. Em logística, um dos segmentos mais evidentes e lucrativos do ano passado, o salto tecnológico sugere envolver uma constância de crescimento ainda mais forte em 2021. Muito dessa influência virá do aprendizado advindo do poder de coleta e interpretação de uma quantidade intangível de dados, envolvidos ao longo de toda a cadeia logística desde a venda de um produto - em loja física ou online - até sua entrega ao cliente final.
Esses registros e códigos há muito tempo deixaram de ser apenas números, e, principalmente em função do pulsante desenvolvimento nos campos da Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, estão emergindo na maioria das operações logísticas como um componente estratégico capaz de melhorar o poder de decisão sobre os processos logísticos e seus resultados. Trata-se de uma “mina de ouro” para as transportadoras logísticas mais avançadas em tecnologia. Isto porque, elas conseguem absorver uma quantidade superior de dados em tempo real durante cada serviço, conquistando respeito e espaço entre os principais players de mercado.
Soma-se a isso o fato de a evolução digital no setor trazer consigo os dados como um diferencial competitivo em que o compartilhamento de informações entre fornecedores, vendedores, entregadores e consumidores - respeitada a confiabilidade e a segurança envolvidas nas transações - se tornou um meio de análise, eficiência, transparência e previsão de demanda e potenciais de negócio.
Uma das áreas em que esse ganho proporcionado pela disponibilização e o compartilhamento de dados em nuvem será cada vez mais perceptível é o e-commerce. A tradução de diferentes dados em informação serve para melhorar a logística de entrega e ocasiona desde a redução de custos operacionais até uma maior capacidade de processamento de pedidos, otimização de pessoas e recursos, controle de estoque e a assertividade no preço e prazo de entrega.
Os dados fornecem ainda uma visão geral sobre as mercadorias disponíveis em estoque, os pontos de coleta mais próximos de onde está o consumidor e as rotas de entrega mais viáveis e rápidas. Ademais, são mitigados os erros de envio de produtos incorretos e facilitam o recurso de logística reversa. Ou seja, os dados são uma oportunidade para a logística de precisão e respaldam as ações dos principais indicadores de desempenho em logística.
Sem dúvidas o ano de 2021 marca o ínicio de uma era em que o uso correto dos dados tornará sua utilização um elemento imprescindível para a sobrevivência de inúmeras empresas logísticas, garantindo assim melhor gestão de desempenho, capacidade de aumento do fluxo de demanda sem perda de produtividade e alinhamento com as expectativas individuais de cada cliente e do cliente do cliente. Até mesmo o histórico que poderá ser consultado trará previsões mais certeiras nos períodos de maior volume de carga.
Um único envio de pacote contempla milhares de pequenas variantes que definem o sucesso e a satisfação pelo serviço e é nesse mundo de possibilidades que os estrategistas estão atentos, focados não só na leitura, mas na compreensão e implementação do conhecimento adquirido com o fornecimento de tais dados. Só que esse movimento ainda é tímido no Brasil, haja vista que a logística tradicional ainda é refém do “analógico” em diversos aspectos. É preciso investir nos dados, aplicar tecnologia e transformar o modo operacional para se destacar no mercado.
Para que os dados mostrem seu potencial é necessário que as empresas de logística abracem o novo, se reconheçam dentro de um contexto mais global - e movido a dados -, e preparem seu capital humano para analisar as informações que chegam, saibam interpretá-las, e forneçam ao negócio um caminho seguro para o futuro.
Sobre Diálogo Logística, braço de e-commerce da BBM Logística
Em 2020, a BBM adquiriu 100% da Diálogo Logística – empresa que faz parte de um dos maiores operadores logísticos do Mercosul e que atua com destaque na entrega de e-commerce com aproximadamente 30 mil pedidos por dia, cobertura de aproximadamente 1.800 cidades e forte crescimento ao longo do ano e se posicionou de forma ainda mais relevante em um mercado que está em forte expansão.
Atualmente, a BBM oferece um portfólio completo de serviços de transporte rodoviário para atender os clientes em todas as etapas da cadeia logística, expandindo os volumes e capacidade de entrega para o consumidor final. Com isso, o Grupo BBM se tornou único em soluções “end-to-end” (desde a matéria-prima até o cliente final, ou E2E), a qual inclui desde o “inbound” (todos os processos entre a compra de produtos e sua entrega na fábrica) de matérias-primas para a indústria e se estende até o consumidor final (logística “last mile”).
“A aquisição da Diálogo acelerou nosso crescimento no segmento de e-commerce por se tratar de uma empresa que é referência tecnológica e de processos no setor. Atualmente, somos uma das melhores soluções de e-commerce do Brasil. O serviço integrado ao "last-mile" é um dos mais atrativos aos clientes e permite maior eficiência operacional e econômica em cada contrato", disse André Prado, CEO da BBM.
Sobre a BBM Logística
A BBM Logística é especializada em transporte rodoviário de carga, com atuação nos segmentos de carga geral e fracionada, internacional (Mercosul), além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. Com a aquisição da Translovato, em novembro de 2019, e da Translag, em julho de 2020, passou a contar com uma frota de aproximadamente 2.000 equipamentos, entre caminhões e implementos rodoviários, com mais de 4.000 funcionários.
A BBM foi fundada em 1996, em São José dos Pinhais – no estado do Paraná. Em 2016 a empresa traçou um plano de crescimento que foi implantado a partir de 2017, com a entrada do Fundo Stratus na estrutura de capital – momento em que uma nova estrutura executiva e de governança foram também implementados. A BBM obteve registro de capital aberto e assinou contrato de listagem na B3 em 2019, mas ainda não registrou oferta de ações no mercado.
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