Confira 7 dicas para acertar na compra de eletrônicos e eletroportáteis de segunda mão
Imagem: Unsplash
Três em cada dez (33%) brasileiros adquiriram algum item de segunda mão pela internet no último ano, segundo pesquisa
A ideia de que eletrônicos e eletrodomésticos usados ou novos de segunda mão são produtos sem utilidade está cada vez mais ultrapassada. Nos últimos anos, especialmente após o início da pandemia, o mercado de produtos de segunda mão experimentou um crescimento notável. Essa tendência, que acompanha o sucesso dos brechós de roupas, calçados e acessórios, tem atraído cada vez mais consumidores em busca de alternativas mais sustentáveis e econômicas para suas casas, escritórios e negócios.
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, revela que três em cada dez (33%) entrevistados adquiriram algum item de segunda mão pela internet nos últimos 12 meses à pesquisa, incluindo celulares, eletrônicos, eletrodomésticos e itens de vestuário.
A principal razão apontada pelos adeptos da compra de usados pela web é a financeira: 77% destacaram a economia de gastos nas transações. Já 33% demonstraram preocupação em consumir de forma sustentável e consciente, enquanto 28% revelaram passar por apertos no orçamento, o que justifica a prática como forma de adquirir produtos a preços acessíveis. Os locais de compras mais citados foram sites especializados (75%), comunidades na internet ou redes sociais (47%) e aplicativos (21%).
Este número se alinha a dados da Statista, que mostram que um terço dos consumidores globais pesquisados em 2023 indicou ter feito compras de segunda mão. Entre os entrevistados, a Geração Z constituiu a maior porcentagem, com 42%, seguida de perto pelos Millennials, com 39%.
“O recommerce, ou comércio eletrônico reverso, que se baseia na compra e venda online de produtos usados ou recondicionados, é uma alternativa ao e-commerce tradicional, pois auxilia na diminuição do impacto ambiental, amplia a vida útil dos produtos e proporciona preços mais atrativos para o consumidor final”, destaca o CEO da Kwara, plataforma especializada na venda de bens, produtos e ativos, Thiago da Mata.
“Verificamos um crescimento de quase 300% na quantidade de lotes vendidos na nossa plataforma, comparando o terceiro trimestre de 2024 com o mesmo período do ano passado. Cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando em relação às questões de consumo e de como isso afeta o planeta. A economia circular é um dos importantes caminhos para um futuro sustentável e nos auxilia a repensar as formas de consumo. Reutilizar itens que estão em perfeitas condições de uso reduz o descarte inadequado e desnecessário”, pontua Thiago da Mata.
Como acertar na compra de itens eletrônicos e eletroportáteis de segunda mão
1) Sempre cheque os detalhes sobre o estado de conservação
É comum que peças mais antigas mostrem sinais de desgaste devido ao uso ou ao tempo, mas também é possível que estejam quase como novas. Uma peça de segunda mão não necessariamente significa que está danificada ou quebrada. No entanto, é importante prestar atenção à descrição detalhada do item, verificando o estado físico do aparelho, a presença de danos visíveis, como arranhões, rachaduras ou corrosão, especialmente em áreas cruciais como conexões e botões.
2) Pesquise o preço de mercado
Antes de realizar a compra, pesquise o preço do item novo e de outros modelos usados. Isso ajudará a garantir que você está fazendo uma boa escolha. Ferramentas como Google Shopping, Buscapé e outras podem facilitar a comparação de preços.
3) Aproveite as oportunidades dos leilões online
Os leilões online, especialmente os de queima de estoque de empresas, troca de mobiliário e equipamentos, ou os voltados à logística reversa, oferecem ótimas oportunidades para adquirir itens em excelente estado por preços que podem ser até 90% mais baixos do que os encontrados no mercado.
4) Verifique a conexão e compatibilidade do equipamento com o que você já tem
Verifique se o item é compatível com os dispositivos ou aparelhos que você já possui, e não se esqueça de conferir aspectos como voltagem, tamanho e conectividade, para evitar surpresas que possam impedir o uso do produto.
5) Tenha sempre cuidado com a procedência
Adquira itens apenas de vendedores ou plataformas confiáveis. Se a compra for feita em um marketplace, verifique as avaliações do vendedor e, sempre que possível, opte por lojas especializadas em produtos usados. O Reclame Aqui é um bom lugar para checar as informações do vendedor ou loja.
6) Pesquise sobre a vida útil do produto
Um item eletrônico ou eletroportátil pode possuir uma boa durabilidade, mesmo que ele já seja de segunda mão. Por isso, um dos cuidados para a compra de usados é verificar qual é a vida útil do aparelho e pesquisar quanto normalmente é sua durabilidade em boas condições de funcionamento. Com essa informação, é possível cruzar o tempo de uso do produto com o quanto ele ainda pode durar, e assim checar se esse será de fato um bom negócio.
7) Cuidados nas compras presenciais
Além de tomar as precauções necessárias em relação ao aparelho e ao vendedor, é fundamental também ter cuidado com o processo de compra em si. Ao negociar pessoalmente, escolha um local seguro e movimentado para se encontrar com o vendedor. Sempre que possível, vá acompanhado e dedique o tempo necessário para testar o dispositivo com calma.
“À medida que o mercado de produtos usados cresce, mais pessoas estão se tornando conscientes da importância de adotar práticas de consumo mais responsáveis. Comprar eletrônicos e eletrodomésticos de segunda mão não só é uma forma de economizar, mas também contribui para a redução do desperdício e do impacto ambiental. O futuro do consumo passa, sem dúvida, pela economia circular, onde reaproveitar produtos em boas condições é um dos maiores passos para um mundo mais sustentável”, conclui Thiago da Mata.
Kwara
A Kwara é uma plataforma robusta e inovadora, especializada na venda de bens, produtos e ativos de diversas naturezas, atendendo empresas de todos os segmentos e regiões do Brasil. Utilizando tecnologia de ponta, a Kwara proporciona uma experiência ágil, segura e eficiente tanto para vendedores quanto para compradores. Com um alcance em larga escala e soluções completas, a Kwara elimina as complexidades e preocupações típicas de transações de compra e venda, centralizando todos os processos necessários em um só ambiente digital. Dessa forma, a plataforma se destaca ao trazer uma infraestrutura sólida para que empresas possam negociar com total confiança e tranquilidade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>