Brasil,

Eliane Campelli dá vida a deuses gregos do Canto 14 de “Iliada”, no Festival Homero

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Duarte
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

ElianeCampelli_Iliada_Canto14_CiaIliadahomero_Foto_GilsonCamargo ElianeCampelli_Iliada_Canto14_CiaIliadahomero_Foto_GilsonCamargo

Espetáculo é realizado em 12 de outubro, sábado, dentro do festival, que vai até 13 de outubro no Mini Auditório do Teatro Guaíra, trazendo ao palco episódios sobre a Guerra de Troia

Episódios da popular história da Guerra de Troia são apresentados no Festival Homero, que chega a sua segunda etapa no Miniauditório do Teatro Guaíra, nos dias 11, 12 e 13 de outubro (sexta e sábado às 20h e no domingo às 19h). A cada dia, sobe ao palco uma atriz para apresentar um dos segmentos da obra “Ilíada”, conhecidos como cantos: Patricia Reis Braga dá vida aos personagens do Canto 22, Eliane Campelli encena o Canto 14, enquanto Katia Horn finaliza a temporada com o Canto 13. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, no link https://www.diskingressos.com.br/grupo/1962/2024-10-13/pr/curitiba/festival-homero-guaira.

A iniciativa é da Companhia Ilíadahomero de Teatro, que há 25 anos se dedica a trazer para os palcos do Brasil e de outros países as obras clássicas da mitologia grega “Ilíada” e “Odisseia”, atribuídas a Homero. É hoje a única companhia de rapsodos do mundo, ou seja, com atores e atrizes que falam de cór os cantos que compõem as obras. “Soubemos disso quando estivemos na Grécia. Hoje isso não existe nem naquele país, onde a obra foi escrita. Isso foi uma grande surpresa”, comenta o diretor e fundador da companhia Octavio Camargo.

O modelo de mini festival tem se mostrado eficaz para apresentar uma diversidade de cantos. Além disso, esta ocasião celebra um período produtivo para a companhia, que teve uma grande demanda de apresentações. “Se contarmos todas as praças nos últimos anos, estivemos presentes em cerca de 15 estados do Brasil”, afirma Octavio.

Considerada a obra fundadora do pensamento ocidental, “Ilíada” se passa durante a Guerra de Troia tendo o herói Aquiles como protagonista, além de diversos outros personagens entre deuses, semideuses e humanos (como Zeus, Heitor, Juno, Júpiter, Vênus, Hipnos, Netuno, entre outros). A companhia utiliza a tradução experimental de Odorico Mendes, feita diretamente dos originais em grego. A iluminação entra como um importante elemento cênico e narrativo para conduzir a história e diferenciar os personagens. Foi concebida por Beto Bruel, um dos maiores e mais premiados iluminadores cênicos do Brasil.

Um episódio protagonizado por deuses gregos

Após a apresentação do Canto 22 de “Ilíada” por Patricia Reis Braga, em 11/10, chega a vez de Eliane Campelli dar vida a deuses gregos do Canto 14, apresentado no sábado, 12/10. A atriz vê a tradução experimental de Odorico Mendes como um ponto notável e diferencial da obra que, para ela, se assemelha a outra forma de arte. “Fazer um clássico, em formato monólogo, é uma baita experiência, ainda mais com a tradução de Odorico, para mim uma partitura musical, aliada à direção de Octavio, que prioriza a palavra em primeiro lugar, e à luz primorosa do Beto Bruel para diferenciar cada personagem do narrador”, comenta.

Neste segmento da história, a deusa Juno concebe uma artimanha para afastar a atenção de seu marido Júpiter do combate e permitir, assim, que outros deuses auxiliem o exército dos gregos a vencer. Ela trama um plano, com a ajuda de Vênus e de Hipnos, o deus do sono, de levar Júpiter até os jardins do Gárgaro e lá colocá-lo para dormir.

Companhia se dedica 25 anos às obras de Homero

Fundada pelo diretor Octavio Camargo em 1999, a Cia Ilíadahomero de Teatro, de Curitiba, e tem por objetivo a encenação do texto integral da “Ilíada” e da “Odisseia” de Homero, entre outras obras literárias de interesse universal. Além do Brasil, a companhia já realizou apresentações em outros países como Grécia, Holanda e Portugal. Em 2023 apresentou “Ilíada” na Língua Brasileira de Sinais (Libras), em um projeto muito bem recebido pelo público e imprensa, em parceria com a produtora cultural Fluindo Libras.

Serviço:
Festival Homero
Datas: 11, 12 e 13/10
Horários: sextas e sábados às 20h. Domingos às 19h
Local: Teatro Guaíra - Miniauditório
Endereço: Rua Amintas de Barros s/n, Centro
Classificação: 12 anos
Informações: @ciailiadahomero
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) à venda no site
https://www.diskingressos.com.br/grupo/1962/2024-10-13/pr/curitiba/festival-homero-guaira

Ficha Técnica

Direção artística: Octavio Camargo
Direção de produção: Giceli Camargo
Elenco: Leticia Guimarães, Richard Rebelo, Pedro Inoue (primeira etapa), Patricia Reis Braga, Eliane Campelli e Katia Horn (segunda etapa)
Iluminação: Beto Bruel
Montagem e operação de luz: Blas Torres
Assessoria de imprensa: Lide Multimídia
Arte gráfica: Marcelo De Angelis, Foca Cruz e Gilson Camargo
Fotografia e documentação: Gilson Camargo


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar