Festival +DH apresenta debates sobre temas como diversidade e inclusão, oficina de fake news e show musical
ONLINE E GRATUITO, O EVENTO TERÁ ATIVIDADES EM DUAS SEXTAS-FEIRAS: 3 E 10 DE DEZEMBRO
Começa amanhã, 3, o primeiro Festival +DH, promovido pela Coalizão Empresas e Direitos Humanos. Online e gratuito, o evento será transmitido pelo canal do Youtube do Instituto Ethos e vai trazer painéis, debates e atividades culturais com especialistas em torno do tema de forma transversal, abordando aspectos como diversidade, inclusão nas empresas, direitos humanos na cadeia de valor, combate à exploração sexual e infantil, entre outros. Em dois dias, a atividade encerra no dia 10 quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A programação inicia com a discussão “Carestia, inflação e trabalho: desafios para a classe trabalhadora”. Patrícia Costa e Fausto Augusto Júnior (DIEESE), Jefferson Nascimento (Oxfam Brasil), Aristides Vera dos Santos (Contag) e Paula Montagner (Fundação Seade) vão debater como, num Brasil que não cresce nem gera emprego de qualidade, é possível pensar em políticas e ações não só para conter a inflação, mas também para favorecer a agricultura familiar, garantindo o acesso dos trabalhadores à uma alimentação de qualidade.
Dentro dos temas transversais, o enfrentamento do racismo será abordado no talk “Selo de Igualdade Racial: Desafios e oportunidades na agenda racial e as empresas”, com uma apresentação de Elisa Rodrigues e Daniel Almeida dos Santos, ambos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
Para falar de Diversidade e Igualdade, o Festival +DH vai promover um painel com a participação de Fe Maidel, presidente do conselho municipal de políticas LGBTI de São Paulo; Amanda Ferreira, coordenadora de Projetos na Visão Mundial Brasil; Eliane Ranieri, do Grupo Diretor da REIS; Daniel Teixeira, diretor executivo do CEERT e Scarlett Rodrigues, coordenadora de projetos em direitos humanos do Instituto Ethos.
O objetivo deste debate é dialogar sobre os avanços, os desafios e oportunidades na agenda de diversidade e inclusão nos últimos tempos, estabelecendo um olhar transversal nas diversidades presentes na sociedade, e ainda trazer perspectivas de como essa agenda será trabalhada em 2022. "Vemos empresas colocando metas para daqui a 20/30 anos, mas precisamos da inclusão hoje. Não podemos mais esperar, estamos nos deparando com um gargalo de mais de 150 anos até alcançarmos a equidade racial no mercado de trabalho em diferentes escopos hierárquicos, mais de 50 anos até alcançar a igualdade de gênero no ambiente de trabalho. Esperamos que mais do que metas, as empresas acelerem esses processos, mas que ainda os incluam com respeito, acolhimento e desenvolvimento", afirma Scarlett Rodrigues, coordenadora de projetos em direitos humanos do Instituto Ethos.
O Instituto também acredita no fortalecimento de parcerias público-privadas e de selos de reconhecimento de boas práticas. O Ethos integra a Comissão de avaliação de dois selos que buscam reconhecer boas práticas (não só empresariais) em diferentes temas (direitos humanos de forma mais abrangente e de igualdade racial). "Esses selos atuam para estimular e incentivar melhores práticas, mostrar o que tem sido feito, quais os impactos, possibilidade de replicar e ter sua prática reconhecida, o que também fortalece a marca", explica Scarlett.
O primeiro dia de Festival também traz a oficina temática “Fake News, Redes Sociais e Direitos Humanos”, com o jornalista Ivan Paganotti (inscrição prévia pelo https://www.ethos.org.br/conteudo/inscricao-evento/?id=1110), e duas atividades culturais: as apresentações musicais do grupo de carimbó Suraras do Tapajós, com mulheres indígenas, e da cantora venezuelana Ninoska Pottella, que encerra este o dia.
O Festival +DH é promovido pela Coalizão Empresas e Direitos Humanos, composta pelo Centro de Informações sobre Empresas e Direitos Humanos, Childhood Foundation, Conectas Direitos Humanos, Dieese, Fundación Avina, GIFE, InPACTO, Instituto Ethos, Oxfam Brasil, Pacto Global e Repórter Brasil.
Confira a programação completa do primeiro:
Dia 3 de dezembro
10h às 10h50m
Abertura com apresentação das empresas que formam a Coalização Empresas e Direitos Humanos, organizadora do Festival
11h às 11h50m
Debate: Carestia, inflação e trabalho: desafios para a classe trabalhadora
Com Aristides Vera dos Santos (CONTAG), Fausto Augusto Junior (DIEESE), Jefferson Nascimento (Oxfam Brasil) e Paula Montagner (Fundação Seade)
12h às 13h
Apresentação do grupo de carimbó Suraras do Tapajós
13h às 14h30m
Debate: Cinema e Direitos Humanos
Com o diretor Renato Barbieri (“Servidão” e “Pureza”), Rogenir Costa (Avina) e Scarlett Rodrigues (Ethos)
14h40m às 15h30m
Debate: Proteção aos defensores de direitos humanos no contexto de pandemia: Desafios e oportunidades
Com Scarlett Rodrigues (Ethos), Marina Novaes (BHRRC) e Lucas Carvalho (Ethos)
15h40m às 16h40m
Oficina temática: Fake News, Redes Sociais e Direitos Humanos
Com o jornalista Ivan Paganotti
Será ao vivo pelo Zoom, com necessidade de inscrição prévia e emissão de certificado de participação
16h50m às 18h10m
Debate: Diversidade e inclusão: um olhar transversal
Com Daniel Teixeira (CEERT), Eliane Ranieri (REIS), Fe Maidel (SMDHC), Amanda Fereira (Visão Mundial) e Scarlett Rodrigues (Ethos)
18h20m às 18h35m
Talk: Selo de Igualdade Racial: Desafios e oportunidades na agenda racial e as empresas
Com Elisa Lucas Rodrigues e Daniel Almeida dos Santos (Secretaria Municipal de Direitos Humanos
18h40m às 19h
Encerramento com show musical de Ninoska Pottela
Serviço
O quê: Festival +DH
Quando: 03/12 e 10/12
Onde: Canal do Instituto Ethos no YouTube: https://bit.ly/3C9m4yM
Site do Festival: www.ethos.org.br/festivaldh
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário