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Clássicos da literatura infantil: como lidar com obras que perpetuam estereótipos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vivian Roberta Borges Batizelli Koqui
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
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Especialista comenta sobre como educadores, pais e responsáveis podem utilizar esses clássicos da literatura para estimular discussões construtivas e promover uma educação inclusiva e crítica

Em um contexto no qual a literatura é uma ferramenta poderosa de aprendizado, alguns clássicos que marcaram gerações, como as obras de Monteiro Lobato, têm sido questionados por refletirem estereótipos raciais, de gênero e culturais, presentes em uma sociedade que já evoluiu. A obra "Caçadas de Pedrinho", por exemplo, contém elementos que reforçam noções preconceituosas, especialmente em relação a povos originários e à questão racial. Em um momento de necessária valorização da diversidade e da inclusão, é essencial discutir como podemos lidar com tais livros de maneira construtiva.

David Santos, pedagogo e autor do livro “A Menina que Já Nasceu Criança”, explica que o papel dos educadores, pais e responsáveis não é ignorar o conteúdo dessas obras, mas usá-las como pontos de partida para debates críticos. “Não devemos afastar essas obras da nossa realidade educacional, mas sim, mediá-las de maneira consciente. Os clássicos podem ser grandes ferramentas para discutir questões como racismo, estereótipos e a construção das identidades, desde que abordados com respeito e uma visão crítica”, afirma David.

A questão, portanto, não é simples: como lidar com livros que, ao mesmo tempo em que são ricos em conteúdo literário, contêm elementos que podem reforçar preconceitos? A resposta, segundo o pedagogo, está na mediação e na reflexão. A abordagem pedagógica deve incluir a história e o contexto da época em que esses livros foram escritos, e, principalmente, promover discussões que estimulem os estudantes a pensarem sobre as ideias contidas nas obras.

“Por exemplo, ao trabalhar com Monteiro Lobato, podemos contextualizar a obra com o cenário histórico e social da época e refletir com os alunos sobre como essas questões são tratadas hoje, levando-os a questionar e compreender a evolução dos conceitos sobre raça, cultura e respeito”, explica o especialista.

Em um ambiente educacional, onde a diversidade cultural e a valorização dos povos originários são temas cada vez mais importantes, como no caso do Dia dos Povos Indígenas, comemorado em abril, é fundamental que o conteúdo literário também se adeque a uma educação inclusiva. David aponta que uma estratégia importante é proporcionar leituras complementares que apresentem uma visão mais plural da cultura e história desses povos, além de promover atividades que incentivem os alunos a questionarem estereótipos e preconceitos de forma construtiva.

“Tratar desses temas de maneira crítica não significa desmerecer os clássicos, mas sim, usar a literatura como uma oportunidade de aprendizado e transformação”, conclui o pedagogo.

A educação tem o papel de não apenas transmitir conhecimento, mas de promover a reflexão sobre as transformações sociais e culturais. Discutir a literatura de maneira crítica e construtiva é uma maneira de formar cidadãos conscientes e capazes de compreender as complexidades do mundo em que vivem, sempre respeitando e valorizando a diversidade em todas as suas formas.

Sobre David Santos: David é pedagogo, possui pós-graduação em Psicologia Organizacional e é Bacharel em Recursos Humanos. É também autor do livro "A menina que já nasceu criança".


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