Redação do Enem: proposta de intervenção, respeito à norma-padrão e repertório sociocultural são algumas das exigências do exame
Professores do Etapa dão orientações para a prova deste domingo (3); Enem 2024 tem mais de 4 milhões de inscritos
O Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) acontecerá nos próximos dias 3 e 10 de novembro, para mais de 4 milhões de estudantes inscritos.
No primeiro dia (3 de novembro), os participantes terão 5 horas e 30 minutos para responder 90 questões de múltipla escolha de Linguagens e Ciências Humanas e também para fazer a redação. No segundo dia (10 de novembro), serão 5 horas para os estudantes resolverem 90 questões de múltipla escolha de Matemática e Ciências da Natureza.
Os coordenadores de Redação do Etapa Luiz Carlos Dias e Nayara de Barros dão orientações para a prova deste domingo e explicam como é a estrutura do texto cobrado no exame e destacam as principais exigências da banca examinadora do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Características da prova de redação do Enem
A prova de redação do Enem é do gênero dissertativo-argumentativo, cujos temas propostos abordam assuntos de âmbito nacional, que exigem do candidato uma solução ou a diminuição dos impactos da temática abordada.
“O recorte temático sempre leva em conta aquilo que podemos chamar de uma situação-problema, ou seja, algo que é um problema para o Brasil e precisa ser analisado, discutido e solucionado. Para esse problema, é preciso apresentar uma proposta de intervenção”, explica Nayara de Barros.
“É importante que o candidato comece sua redação estudando os textos da coletânea e as palavras-chave da frase temática. A partir de uma leitura atenta, o estudante poderá pensar na presença ou na ausência de políticas públicas relacionadas à área a ser problematizada”, comenta Luiz Carlos Dias.
Critérios de avaliação da prova de redação do Enem
A banca examinadora do Inep possui cinco critérios de avaliação da prova de redação do Enem:
● Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
● Compreensão do tema e do que foi proposto pela prova;
● Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
● Conhecimento sobre os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
● Respeito aos Direitos Humanos.
“O estudante deve construir um projeto de texto autoral e empregar conhecimento próprio que ilustre sua visão de mundo sobre o tema. Uma orientação é empregar as palavras da frase temática ao longo da redação para não tangenciar o tema”, indica Dias.
“O candidato também precisa fazer uma revisão detalhada do rascunho antes de passar o texto para a folha de resposta. A banca examinadora é muito exigente em relação ao respeito à norma-padrão da língua portuguesa”, esclarece Barros.
Motivos que podem zerar uma prova de redação do Enem
A prova de redação do Enem pode ser zerada pela banca examinadora se o candidato incorrer em um dos seguintes casos:
● Fuga total do tema;
● Desrespeito ao formato dissertativo-argumentativo;
● Texto com menos de sete linhas;
● Parte da redação desconectada deliberadamente do tema;
● Cópia integral de trechos dos textos motivadores da proposta de redação ou do caderno de questões;
● Apresentação de impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, como números ou sinais fora do texto;
● Apresentação de assinatura, rubrica, nome ou sobrenome fora do local devidamente designado ao candidato;
● Texto redigido predominante ou integralmente em língua estrangeira;
● Texto redigido com letra ilegível.
Temas das últimas provas de redação do Enem
Confira a seguir os temas cobrados nos últimos cinco anos na prova de redação do Enem:
2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil;
2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil;
2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;
2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
“A prova de redação do Enem costuma apresentar um tema social com um sujeito, normalmente, invisibilizado. Por isso, é importante ter repertório sociocultural e estar atento aos temas da atualidade, por meio de podcasts, jornais e leituras que ajudam na elaboração de um pensamento mais crítico”, orienta Dias.
“De maneira geral, o candidato precisa entender que os temas de redação do Enem tradicionalmente abordam questões que ocupam o debate público da contemporaneidade. São temas que costumam apresentar algum recorte específico, dentro de grandes áreas como política, economia, tecnologia, meio ambiente, educação, acessibilidade, saúde, cidadania, garantia de direitos, entre outros”, explica Barros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>