Brasil,

Novo Ensino Técnico Integrado ao Médio do Senac RJ qualifica jovens em Inteligência Artificial, Multimídia e Administração

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patricia Diniz
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Lançamento dos novos cursos, alinhados às diretrizes do Novo Ensino Médio, foi realizado nesta sexta-feira, 27.09, no Senac Rio Summit. Turmas serão oferecidas a partir de 2025 no Centro do Rio, no bairro do Riachuelo e em Niterói

Além das disciplinas tradicionais, como português e matemática, os estudantes recebem formação técnica e profissional na área escolhida

O Senac RJ realizou, nesta sexta-feira, 27.09, o lançamento do novo Ensino Técnico Integrado ao Médio, que terá início em 2025. Os novos cursos de nível médio do Senac RJ já estarão integrados a cursos profissionalizantes nas áreas de Inteligência Artificial, Multimídia e Administração. As seis primeiras turmas, de 30 alunos cada, serão oferecidas na modalidade presencial nas unidades da Cápsula, no Centro do Rio, no Centro Politécnico, localizado no Riachuelo, e na unidade do Senac RJ de Niterói. Parte das vagas será destinada ao Programa Senac de Gratuidade (PSG), favorecendo adolescentes em vulnerabilidade social.

Para 2025, serão abertas turmas para o 1º ano. A adesão ao processo seletivo ocorrerá a partir de 25 de setembro pelo link https://www.rj.senac.br/ensino-medio-senac. A partir de 30 de setembro, os inscritos serão convidados para uma reunião na qual serão apresentadas mais informações sobre os novos cursos. A matrícula ocorrerá a partir de 4 de novembro. O ano letivo começará em 10 de março de 2025. As aulas serão no período da manhã e o material didático está incluído.

“O Ensino Técnico Integrado ao Médio do Senac RJ é a primeira oferta de cursos já alinhados às diretrizes do Novo Ensino Médio. Nesse arranjo curricular, integramos a formação básica com a formação técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Esse é um passo importante para preparar nossos estudantes para um mercado de trabalho em constante transformação. Os jovens receberão formação profissional em áreas promissoras como Inteligência Artificial, Multimídia e Administração. Nosso objetivo é que esses jovens sejam equipados com as ferramentas e o conhecimento necessário para inovar e se adaptar às demandas do futuro do trabalho, se tornando protagonistas de suas trajetórias”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

“Para elaborar os novos cursos, uma equipe de educadores desenvolveu um currículo que alia preparação para a vida e para o mercado de trabalho. Pilares cognitivos, sociais e emocionais serão desenvolvidos para preparar os alunos para as novas profissões. O objetivo é formar cidadãos comprometidos com uma sociedade mais ética, mais inclusiva, mais humana. É preciso construir uma escola que faça com que o aluno queira ficar porque gosta da escola, porque se sente desafiado e porque quer aprender, conviver e se preparar para a vida”, afirma o assessor de Educação do Senac RJ, o educador e filósofo Gabriel Chalita.

O Ensino Técnico Integrado ao Médio abarca três mil horas, sendo que a Formação Básica compreende as competências das áreas do conhecimento, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens e suas tecnologias; Ciências humanas e sociais aplicadas; Matemática e suas Tecnologias. O aluno também receberá uma Formação Técnica e Profissional na área escolhida e, ao final de cada ano, terá certificações intermediárias de acordo com o itinerário formativo. Ao concluir o terceiro ano os estudantes recebem o diploma de Ensino Técnico Médio Integrado.

Inteligência Artificial No Técnico em Inteligência Artificial integrado ao Ensino Médio, os alunos irão aprender a desenvolver e aplicar IA utilizando algoritmos, técnicas de aprendizado de máquina e deep learning para criar sistemas inteligentes. Ao final de cada ano, os estudantes receberão certificados de qualificação profissional técnica. No primeiro ano, são certificados como Assistente em Gestão de Dados. No segundo, como Assistente em Business Intelligence com IA e, no terceiro, como Assistente em Desenvolvimento e Implementação de IA.

Multimídia Os estudantes que optarem pelo Técnico em Multimídia integrado ao Ensino Médio irão aprender a criar sites e projetos gráficos para marketing digital, produzir e editar vídeos e imagens, fazer animações e webgames 2D. No final do primeiro ano, serão certificados como Desenvolvedor de Produtos para Web; no segundo, a certificação é Desenvolvedor de Animações e, no terceiro, Desenvolvedor de Webgames.

Administração Já no Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, os alunos aprendem sobre gestão empresarial, marketing, logística, finanças, recursos humanos e planejamento estratégico. Ao final de cada ano, os estudantes receberão certificados de qualificação profissional técnica em Assistente Administrativo e de Recursos Humanos, no primeiro ano, Assistente de Logística e Finanças, no segundo ano e Assistente de Marketing e Vendas, no terceiro.

Anualmente, todos os alunos realizam o Projeto do Ano Letivo, no qual trabalham em conjunto os conteúdos da formação básica e da formação técnica e profissional, por meio de dinâmicas de colaboração, a partir de uma temática significativa para a turma. Já no Projeto de Vida, os estudantes são desafiados a desenvolver estratégias e soluções para resolver problemas similares àqueles encontrados no mercado de trabalho e na vida.

Programa Senac de Gratuidade (PSG)

O Ensino Técnico Integrado ao Médio do Senac RJ terá vagas oferecidas pelo Programa Senac de Gratuidade, voltado a pessoas de baixa renda. Para se candidatar às vagas é preciso ter renda familiar, por pessoa, de até dois salários-mínimos federais, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados e/ou desempregados. As vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada, conforme edital disponível no site

Vagas para professores

O Senac RJ está contratando docentes para lecionar português, matemática, administração, inteligência artificial, multimídia, história, inglês, química, física, artes, filosofia, biologia, geografia, sociologia e educação física. Os interessados devem acessar o link https://www.rj.senac.br/trabalhe-conosco/ para obter mais informações e se inscrever no processo seletivo. As inscrições vão até dia 29 de setembro.

Sobre o Senac RJ

Há 78 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino, que desde janeiro de 2023 é signatária do Pacto Global da ONU, investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar