Brasil,

Crianças realizam projeto que apoia e discute o uso do selo cruelty-free pela indústria

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo R. Vella
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Empresas que adotam o selo cruelty-free se comprometem a não realizar testes em animais e a utilizar métodos alternativos (Imagem: Freepik) Empresas que adotam o selo cruelty-free se comprometem a não realizar testes em animais e a utilizar métodos alternativos (Imagem: Freepik)

Ação envolve uma “cãominhada” no Parque do Ibirapuera com faixas e cartazes contra o uso de animais em testes

Cruelty-free em tradução livre significa “livre de crueldade” e refere-se a produtos que não foram testados em animais em nenhuma etapa do processo de desenvolvimento e fabricação. O termo é comumente associado à produção de cosméticos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, mas pode se estender a qualquer produto de consumo, como roupas e acessórios.

Empresas que adotam o selo cruelty-free se comprometem a não realizar testes em animais e a utilizar métodos alternativos, como testes in vitro (em laboratório) ou estudos com voluntários humanos, para garantir a segurança e eficácia dos produtos.

Essa é a temática discutida pelos alunos do 5º ano do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado na Zona Sul de São Paulo (SP), no projeto “Cruelty-free: por que escolher este selo?”. O trabalho está sendo orientado pela coordenadora pedagógica Lilian Gramorelli e conduzido pela professora Dezirê Grazioli e faz parte do desenvolvimento do Projeto de Intervenção Social (PIS) da turma, prática pedagógica Marista que promove o diálogo e o protagonismo, permitindo entender as necessidades humanas e sociais, questioná-las e traçar caminhos para enfrentar as problematizações contemporâneas.

As crianças estavam estudando sobre “corrida espacial” e notaram que alguns animais haviam sido enviados em missões. Isso levantou a dúvida sobre o uso de animais como “cobaias” em laboratórios, principalmente na indústria cosmética. “A turma começou a questionar sobre a real importância, para a segurança dos humanos, da utilização de animais nesses testes e se havia alguma maneira de fazer uma substituição”, explica a professora Dezirê Grazioli.

Os alunos aprenderam que na indústria farmacêutica, por exemplo, ainda existe a necessidade do uso de seres vivos para testes, mas já existem leis que não permitem a produção de cosméticos que usam animais em testes. Eles realizaram uma pesquisa dentro do próprio colégio e perceberam que muitas pessoas ainda não conheciam que, obrigatoriamente, alguns produtos não podem mais ser testados em animais. Os pequenos resolveram, com apoio da equipe pedagógica, organizar uma “cãominhada” que será realizada em 14 de setembro, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, em que os participantes levarão faixas e cartazes a favor da utilização do selo cruelty-free.

“Ao escolher produtos cruelty-free, as pessoas contribuem para um movimento de todo o planeta por práticas mais humanitárias. Isso também incentiva as empresas a adotarem políticas mais éticas e sustentáveis. O selo representa uma escolha consciente de apoiar marcas que se preocupam com o impacto de suas ações no mundo”, afirma a docente.

Algumas marcas cruelty-free estão associadas a práticas mais sustentáveis, como a redução de resíduos, o uso de ingredientes naturais e orgânicos e a promoção de embalagens ecológicas. Produtos com este selo evidenciam que os animais não são submetidos a experimentos dolorosos e muitas vezes cruéis.

“Optar por produtos com o selo cruelty-free é uma escolha que vai além de uma simples compra. É uma ação que promove o respeito pela vida animal, a ciência, e a responsabilidade social e ambiental”, finaliza Dezirê.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar