13 recursos online que podem te ajudar na produção do TCC

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clara Queirós
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

Dúvidas sobre como começar seu Trabalho de Conclusão de Cursos? O Pravaler elencou alguns sites que têm potencial para auxiliar nessa etapa tão importante da graduação

Chegou a hora de dar início à produção do seu TCC e, apesar de já ter definido o tema, você nem sabe por onde começar? Calma! O Pravaler, empresa líder no acesso ao ensino superior e em soluções para o ecossistema de educação do Brasil, pode te ajudar! Desde plataformas de pesquisa acadêmica até recursos de organização e formatação, você será apresentado a 13 sites que podem te dar uma mãozinha para fazer o Trabalho de Conclusão de Curso.

Quem acha que a dissertação consiste somente em acumular referências e escrever o artigo, se engana! Durante todo o processo, diversos fatores são fundamentais para se certificar de que seu trabalho está de acordo com os parâmetros de qualidade avaliados pela banca. Entre eles, organização, apresentação visual e clareza podem ser tão importantes quanto a própria pesquisa. Então, aqui, você conhecerá sites que englobam todos esses requisitos.

Quer saber quais são os 13 sites que vão te salvar durante o processo de confecção do seu TCC? Se liga!

Google Acadêmico

Essa é uma plataforma online que oferece acesso a uma vasta gama de literatura acadêmica, incluindo artigos de periódicos revisados por pares, teses, dissertações, resumos e livros. A ferramenta permite pesquisas eficientes e acesso rápido às informações, com opções de filtragem por data, idioma e outros critérios, além de métricas de citação para avaliar o impacto dos trabalhos.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

A BDTD é uma iniciativa organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que reúne e disponibiliza dissertações e teses de instituições brasileiras, promovendo o acesso aberto e gratuito à produção científica nacional. A plataforma facilita a pesquisa e colaboração entre instituições e pesquisadores, oferecendo uma interface intuitiva para buscar e consultar trabalhos acadêmicos.

Portal de periódicos da CAPES/MEC

Já o Portal de Periódicos da CAPES, do Ministério da Educação, disponibiliza uma vasta coleção de recursos acadêmicos, incluindo periódicos científicos, revistas, teses e dissertações. Destinado a instituições de ensino superior e pesquisa, o portal apoia a produção científica e o desenvolvimento da pesquisa no Brasil, fornecendo acesso amplo e democratizado ao conhecimento acadêmico.

Education Resources Information Centre (ERIC)

O ERIC é uma importante fonte de pesquisa educacional mantida pelo Instituto de Ciências da Educação dos Estados Unidos. É uma fonte de pesquisa educacional abrangente e oferece acesso a milhares de artigos, relatórios e publicações acadêmicas, facilitando a exploração de tendências e práticas educacionais para educadores, pesquisadores e profissionais da área.

Archives Hub

Essa ferramenta oferece acesso a descrições de arquivos e coleções de instituições do Reino Unido, facilitando a pesquisa histórica com uma ampla variedade de documentos e materiais. A plataforma promove a colaboração acadêmica e a preservação do patrimônio histórico e cultural.

Trello

O Trello pode te ajudar na gestão de projetos, já que utiliza uma plataforma baseada em quadros, permitindo a organização visual de tarefas e colaboração em equipe. Com sua interface flexível, todos podem criar quadros personalizados, adicionar listas e cartões, e acompanhar o progresso de projetos.

Google Keep

Já o Google Keep é um aplicativo de notas que facilita a captura e organização de informações. Permite criar notas de texto, listas, lembretes, e sincroniza automaticamente entre dispositivos. Oferece organização personalizada com etiquetas e categorias.

oTranscribe

O oTranscribe é uma ferramenta online desenvolvida para facilitar o processo de transcrição de áudio. Projetado com foco na simplicidade e usabilidade, ele oferece uma interface limpa e intuitiva, com recursos como controle de velocidade de reprodução e atalhos de teclado. A plataforma facilita a transcrição de entrevistas, palestras e podcasts, e suporta vários formatos de áudio.

Pocket

Essa é uma ferramenta de bookmarking que permite salvar artigos e páginas da web para visualização posterior. Oferece organização por tags e categorias, acesso offline e integração com outros aplicativos para fácil armazenamento e recuperação de conteúdo.

Canva

O Canva é uma plataforma online que oferece uma variedade de ferramentas e recursos para design gráfico, permitindo que usuários criem facilmente uma ampla gama de conteúdos visuais, como posts para redes sociais, apresentações, cartões, banners, logotipos e muito mais. Com sua interface intuitiva e biblioteca abrangente de modelos, imagens, ilustrações, ícones e fontes, o Canva simplifica o processo de criação, mesmo para aqueles sem experiência em design. Além disso, a ferramenta oferece recursos de colaboração em equipe, permitindo que usuários compartilhem e trabalhem em projetos em conjunto.

Mettzer

O Mettzer é uma plataforma dedicada à escrita acadêmica que oferece aos usuários ferramentas para elaborar e formatar trabalhos científicos, dissertações e teses de forma eficiente e estruturada. Inclui orientações, modelos e revisões automáticas, e suporta colaboração em equipe.

FastFormat

O FastFormat é uma plataforma online projetada para simplificar e agilizar o processo de formatação de documentos acadêmicos. Através da sua interface intuitiva e recursos automatizados, o FastFormat permite que os usuários criem e formate trabalhos científicos, dissertações, teses e outros documentos de acordo com as normas e estilos acadêmicos exigidos. A ferramenta oferece uma variedade de estilos de citação populares, como APA, MLA e Chicago, além de modelos pré-formatados para diferentes tipos de documentos. Com a capacidade de revisar automaticamente erros de formatação e garantir a conformidade com as diretrizes acadêmicas, o FastFormat torna o processo de formatação mais fácil, economizando tempo e esforço para os usuários.

Plagium

O Plagium é uma ferramenta online de detecção de plágio projetada para ajudar estudantes, acadêmicos, escritores e profissionais a garantir a originalidade de seus textos. Com sua tecnologia avançada, o Plagium analisa documentos em busca de trechos duplicados ou conteúdo copiado de outras fontes na internet. Além disso, ele fornece relatórios detalhados que destacam as semelhanças encontradas, permitindo que os usuários identifiquem e corrijam possíveis problemas de plágio.

Sobre o Pravaler

O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País, figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e menos burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há 22 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua. Em 2023 adquiriu a Workalove, edtech de orientação e desenvolvimento de carreira, com objetivo de contribuir com toda a jornada acadêmica e profissional do estudante. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 382 milhões e mais de 450 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.