Brasil,

Você tem estratégia de prova? Saiba por que ela é importante para chegar à aprovação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luisa Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Crédito: Canva Crédito: Canva

Maioria dos estudantes aprovados têm uma estratégia definida para resolver as questões dos vestibulares; Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto, ensina como se preparar de forma eficaz

Já se perguntou por que algumas pessoas conseguem se sair bem em provas, enquanto outras, mesmo estudando muito, não atingem o resultado esperado? A resposta pode estar na estratégia que usam no momento da prova. A gestão de tempo e a ordem das questões são importantes para um bom desempenho, e entender como utilizá-los pode ajudar na aprovação.

De acordo com Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto, uma boa estratégia de prova é fundamental para quem deseja um bom resultado. "Não basta apenas estudar o conteúdo; é preciso saber como abordar a prova de maneira eficiente", afirma.

Pensando nisso, o docente de Química listou algumas dicas para uma boa estratégia durante a prova:

Gestão de tempo

A gestão de tempo é um dos principais pontos para uma boa estratégia de prova. Saber quanto tempo dedicar a cada questão pode evitar o desespero de ver o relógio se esgotar antes de completar a prova. Arthaud sugere dividir o tempo disponível pelo número de questões e deixar um tempo extra para revisão. "Ao planejar o tempo, o estudante consegue responder com calma e ainda revisar suas respostas", explica.

Ordem das questões

A ordem em que as questões são respondidas também faz diferença. "Comece pelas que você tem mais facilidade e deixe as mais difíceis para o final", recomenda o professor de Química. Essa abordagem ajuda a garantir pontos importantes logo de início, aumentando a confiança e reduzindo o estresse para enfrentar as mais complicadas.

Leia a prova inteira antes de começar

Fazer uma leitura rápida da prova inteira antes ajuda a planejar melhor o tempo. "Ao ler a prova inteira, o estudante pode resolver as mais fáceis e deixar para um segundo momento aquelas que exigem mais tempo ou que não foram bem compreendidas", explica o diretor da Plataforma Professor Ferretto. Essa leitura inicial permite ao estudante priorizar as questões, evitando surpresas desagradáveis no meio da prova e gerenciando melhor o tempo disponível. "Essa abordagem também ajuda a reduzir a ansiedade, pois o estudante já sabe o que esperar ao longo da prova", complementa.

A estratégia de prova é um aspecto frequentemente subestimado, mas que pode fazer toda a diferença no resultado final. "Com uma boa gestão de tempo e a ordem correta das questões, qualquer estudante pode melhorar significativamente seu desempenho", conclui Michel Arthaud.

Sobre a Plataforma Professor Ferretto - É uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 70 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 14 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar