Volta às aulas: como preparar as crianças para o retorno escolar
Pedagoga dá dicas de como retomar a rotina de maneira leve e produtiva
Com o término das férias se aproximando, é natural que a expectativa e, por vezes, a ansiedade, surjam diante do retorno às aulas. A escolha dos materiais, os novos professores e amigos, marcam esse momento. Agora, é hora de ajustar a rotina e os limites para que a volta às atividades sejam leve e os alunos não tenham dificuldade para se adaptar nesse início de ano letivo.
A pedagoga Bruna Duarte Vitorino, que atua como coordenadora e especialista em educação na rede Kumon, destaca cinco pontos fundamentais para garantir que a retomada às atividades escolares seja não apenas tranquila, mas também inspiradora para alunos, pais e educadores. “Muitas vezes as férias impactam na rotina da criança em casa, por isso, é importante que os pais se preparem para esse momento”, conta.
1. Missão materiais escolares
Transforme a compra dos materiais em uma aventura divertida. Estipulem um orçamento com o limite de gastos e cultive o senso de responsabilidade deixando a criançada escolher cadernos, mochilas e estojos de acordo com seus gostos mas que não extrapolem o valor acordado.
2. Organize a rotina
Ajude seu pequeno herói a criar uma rotina. Defina horários para estudos, brincadeiras e descanso, criando um "mapa do tempo" personalizado. Com organização, a volta às aulas se torna mais leve e produtiva. A autonomia e independência são conquistas gradativas e diárias e precisam do apoio afetuoso dos pais e, também, dos professores.
3. Prepare um espaço para os estudos
Organize um cantinho especial para os estudos, com boa iluminação, materiais à mão e tudo que a criança precisa para se concentrar. Uma mesa organizada e livros coloridos podem transformar o ambiente e torná-lo mais atrativo. Vale lembrar que a criança que estuda um pouco todo dia em casa tem a oportunidade de desenvolver habilidades como: concentração, análise, interpretação de texto e elaboração de hipóteses, além de ajudar a desenvolver a independência.
4. Leitura diária
Incentive o hábito da leitura, abrindo as portas para um mundo mágico de histórias e aventuras. Reserve um tempo para lerem juntos, explore diferentes tipos de livros e deixe a imaginação da criança voar alto. A leitura é um superpoder que abre portas para o conhecimento e a criatividade.
5. Cada um no seu ritmo
Respeite o ritmo de cada criança. A adaptação à rotina escolar pode ser mais rápida para alguns e mais lenta para outros. Ter paciência, oferecer apoio e incentivar a autonomia da criança está entre as tarefas dos pais e cuidadores. Cada um tem seu superpoder e seu tempo para brilhar.
A rotina com o método Kumon também favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais, proporcionando um aprendizado com mais disciplina e organização. De forma objetiva, o estudo privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades.
O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança, por meio do material didático próprio e exclusivo que é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que seja facilmente incluído no planejamento preparatório.
O Kumon oferece as disciplinas de matemática, português, inglês e japonês, para todas as idades.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>