Dislexia é tema de mostra na Unibes Cultural com pré-lançamento em 20/9
Aspectos positivos da neurodiversidade são destaque da roda de conversa que antecede "Dislexia quando arte 2023", realizada em parceria com o Instituto DomLexia.
Parceria com o Instituto DomLexia, no dia 20 de setembro a Unibes Cultural recebe o pré-lançamento da mostra “Dislexia quando arte 2023”, que reúne trabalhos sobre dislexia apenas com artistas disléxicos. Com entrada franca, o encontro de pré-lançamento acontece das 18h30 às 20h30, com a presença de Carla Carvalho Vitoriano (executiva excepcional de multinacional na área da saúde), Celso Roberti (fundador e vice-presidente do Instituto DomLexia), Marcelo Vitoriano (CEO da Specialisterne Brasil) e Nadine Heisler (head de Mercado de tecnologias educacionais na Arco, coordenadora de projetos de educação corporativa, entusiasta de inovações que maximizem esse potencial de forma inclusiva).
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a dislexia é o distúrbio de maior incidência entre os alunos e atinge entre 5% e 17% da população mundial. Se afunilarmos os dados de acordo com o Instituto DomLexia, de 10 a 15% da população faz parte desse quadro.
Diferente do cenário de poucas décadas atrás, hoje há garantias de orientações na aprendizagem de alunos com dislexia que cursam o ensino básico. E o direito à inclusão estende-se ainda ao cotidiano e ao mercado de trabalho na busca constante por inovação, mas que, por vezes, acaba por desconsiderar a neurodiversidade da equipe. Acolher as diferenças é um fator impulsionador da capacidade capaz de impactar no saldo positivo do resultado de qualquer atividade.
Maiores informações e a aquisição do ingresso sem custo estão na internet através do site www.unibescultural.org.br
Carla Carvalho Silveira - Executiva excepcional de Multinacional na área da saúde, onde revolucionou a liderança em qualidade na região das Américas. Com paixão pelo desenvolvimento de pessoas e uma extensa experiência em Qualidade e Conformidade, ela teve um impacto indelével em Operações, Manufatura e Engenharia em setores regulamentados como Dispositivos Médicos, Cosméticos e Alimentos.
Celso Roberti - Formado em Matemática Aplicada com Especialização em Pesquisa Operacional pela UNICAMP, atualmente cursando o mestrado em Gestão da Inovação Corporativa na mesma universidade. Mais de 30 anos de experiência de mercado atuando principalmente na área de tecnologia em empresas como HP, IBM, AT&T, Thomson, Gartner e EY. Atua também junto a startups na função de conselheiro e planejamento estratégico. Fundador (vice-presidente) do Instituto Domlexia, ONG voltada para apoio a neurodiversos.
Marcelo Vitoriano - Graduado em Psicologia, especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental, pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Experiência na gestão de programas de Diversidade e Inclusão em empresas como SODEXO no Brasil. Tem mais de 25 anos de experiência em diferentes áreas, como reabilitação, capacitação e inclusão de pessoas em vulnerabilidade social. Atualmente é CEO da SPECIALISTERNE BRASIL, organização social de origem dinamarquesa presente em 25 países, que atua na formação e inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho.
Nadine Heisler - Enxerga a educação como agente de transformação na vida das pessoas, e é entusiasta de inovações que maximizem esse potencial de forma inclusiva. Ao longo de mais de 25 anos de carreira, coordenou projetos de Educação Corporativa em grandes corporações, Head de Mercado de tecnologias educacionais na Arco.
Sobre Unibes Cultural
Ao convergir, conectar e fomentar a cultura e diferentes conhecimentos, desde 2015 a Unibes Cultural atua como um hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo. Assim, a Instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de eventos, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.
Instituto DomLexia
É uma iniciativa sem fins lucrativos, que existe para tornar a vida de quem tem dislexia, discalculia, disgrafia ou tdah (neurodiversidades) mais fácil. Desenvolve pesquisas e metodologias para gerar aprendizagem e valorização da neurodiversidade.
Serviço
Dislexia quando arte 2023
20 de setembro, das 18h30 às 20h30
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde
Horário de funcionamento: Quarta a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)
Telefone: (11) 3065-4333
Ingressos e informações: www.unibescultural.org.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>