Psicopedagogia Inclusiva propõe métodos e adequações sociais para pessoas com transtornos de aprendizagem
UFSCar capacita profissionais graduados em licenciaturas, assim como fonoaudiólogos e psicólogos para atuar na área
A Psicopedagogia é um campo interdisciplinar de investigação e aplicação à Educação e Saúde, pautado em intervenções técnicas nos níveis de prevenção e remediação de problemas de aprendizagem e desenvolvimento. Assim, no ambiente escolar, por exemplo, o psicopedagogo busca entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. "Ter um profissional preparado que saiba conduzir avaliações e intervenções, nos variados ambientes, é superar barreiras sociais e melhorar o desempenho escolar daquele que está sendo assistido", explica João do Carmo, professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Segundo o professor, no contexto atual, a sociedade é chamada a reconhecer diferenças individuais. Para que o respeito a essas diferenças e a garantia de direitos dos cidadãos se concretizem, o especialista afirma que são necessárias mudanças de concepções, valores e práticas nos diversos setores da sociedade, particularmente no setor educacional, já que uma sociedade inclusiva começa a partir de uma educação inclusiva. "No ambiente escolar, o problema não está no aprendiz e sim na sociedade, que é pouco inclusiva, que cria rótulos e que, muitas vezes, é excludente. Esse e qualquer outro ambiente precisam estar prontos para receber todo indivíduo que possa ter dificuldades específicas, transtornos de aprendizagem, deficiências sensoriais, motoras ou cognitivas. O papel da psicopedagogia é promover ambientes adequados de aprendizagem, levando em conta as adequações familiar e educacional com a compreensão do caminho neuronal de cada um", afirma.
Para capacitar graduados em licenciaturas, assim como profissionais de educação especial, fonoaudiólogos e psicólogos para atuar na área, a UFSCar está com inscrições abertas para o Curso Híbrido de Especialização em Psicopedagogia Inclusiva. O curso tem duração de 600 horas, sendo que os encontros presenciais acontecem no Campus São Carlos da Universidade. Os interessados devem se inscrever, até o dia 31 de março, pela plataforma Box UFSCar, em https://bit.ly/psicopedagogiainclusiva.
AULA MAGNA
A pós-graduação terá uma Aula Magna aberta e gratuita sobre "A história da Psicopedagogia no Brasil - avanços e desafios", no dia 30 de março, com a professora Marisa Irene Siqueira Castanho, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. A atividade será transmitida, a partir das 19 horas, no Canal do Laboratório de Neurociências do Bem-Estar (LANEUBE) da UFSCar no Youtube.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>