Brasil,

Volta às aulas aumenta risco de infecções respiratórias; saiba como se prevenir

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leticia
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Divulgação Divulgação

As crianças são as principais acometidas pelas doenças; os sintomas comuns vão de tosse à febre, em casos mais graves

O início do ano marca, para as crianças e adolescentes, a volta à escola e, consequentemente, ao convívio social. No Brasil, mais de 35 milhões de estudantes do ensino básico, das creches ao Ensino Médio, devem retornar às atividades em fevereiro, segundo a última edição do Censo Escolar.

Esse momento é extremamente importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e educativas, mas também pode significar maior risco de transmissão de doenças infectocontagiosas. Os sintomas mais comuns em casos de enfermidades respiratórias são obstrução nasal, coriza, tosse e febre, em alguns quadros.

“As crianças mais novas são as mais afetadas porque têm o sistema imunológico mais imaturo, além de terem menos entendimento dos cuidados de prevenção”, comenta o otorrinolaringologista Fabiano de Trotta, que atua no Hospital IPO.

Segundo o especialista, o risco do contágio por vírus e bactérias aumenta quando as crianças passam muito tempo juntas em locais fechados. Os cuidados, explica Trotta, são os mesmos para todas as faixas etárias, inclusive adultos.

“Alimentação saudável, dormir adequadamente e praticar atividades físicas regulares – no caso das crianças, brincar – são algumas recomendações para que o sistema imunológico se desenvolva mais forte”, diz.

Além disso, os pais podem ensinar e ajudar as crianças a lavar as mãos antes das refeições, usar álcool em gel com frequência e evitar colocar a mão no rosto. Nas escolas, manter os ambientes ventilados é fundamental. Ainda, não levar a criança que está doente para o ambiente escolar auxilia na diminuição da propagação das doenças entre os pequenos.

Tratamento – Quando a criança já está doente, é preciso iniciar o tratamento o quanto antes. Trotta comenta que, inicialmente, lavagem nasal e uso de antitérmico, se houver febre, são indicados.

“É sempre recomendável que se tenha acompanhamento médico, pois alguns casos podem ser mais complicados do que aparentam inicialmente ou podem evoluir para quadros mais complexos devido à falta de tratamento adequado”, alerta.

Assim, o acompanhamento com um médico otorrinolaringologista de confiança da família é fundamental para a recuperação total da criança e um retorno seguro à sala de aula.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar