Acha que carnaval é só festa? Saiba como o feriado pode ser estimulante para o desenvolvimento da linguagem do seu filho
Especialista em fala e linguagem, Camilla Guarnieri explica como o carnaval pode ser uma época divertida e educativa para crianças.
Tempo de qualidade é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Ele proporciona interações verdadeiras, oportunidade de treinar novas habilidades e de aprender, por imitação, os bons modelos dos adultos. Podemos observar esse desenvolvimento, por exemplo, no período de férias, quando a criança passa mais tempo socializando com os pais. Então, por que não aproveitar o feriado do carnaval para acentuar a melhora na linguagem do seu filho e ainda fazê-lo se divertir?
De acordo com a doutora Camilla Guarnieri, fonoaudióloga especialista em fala e linguagem, as interações de verdade são importantíssimas para o desenvolvimento da fala e da linguagem das crianças, e na grande maioria das vezes os pais são as pessoas que têm maior tempo de convicção com os filhos, o que os tornam importantes agentes ativos na estimulação da fala e da linguagem dos pequenos. Lembrando que quando falamos de estimulação, a qualidade sempre é um dos principais pilares.
Ao longo dos seus estudos e práticas, Camilla observou o quanto as atividades lúdicas possuem resultado mais eficaz nas crianças. Os pequenos estão sempre buscando uma forma de resumir tudo a brincadeiras, jogos e diversão. O carnaval é um período excelente para tornar o desenvolvimento da fala prazeroso, por meio das atividades comuns das festas é possível desenvolver diversas habilidades nas crianças. Pensando nisso, a fonoaudióloga Camila Guarnieri reuniu dicas que podem estimular a linguagem na época mais alegre do ano.
A primeira é investir em marchinhas de carnaval para aumentar o vocabulário, trabalhar o ritmo e exercitar a dicção. “As músicas, quando bem escolhidas, são ótimas aliadas na estimulação da fala e da linguagem. Podemos inserir novas palavras no vocabulário, trabalhar o ritmo que é muito importante e, para as crianças menores, a prática facilita muito simplificando a produção de forma natural”, afirma a fonoaudióloga. Ela traz o exemplo da criança pequena que que ainda só canta uma sílaba ou palavra de cada estrofe da música. Camila diz que essa atividade faz parte do desenvolvimento típico e é uma forma muito eficiente de começar a treinar a produção da fala.
Adornos e adereços são fortes aliados do desenvolvimento da coordenação motora. Por meio da confecção de máscaras, instrumentos e brincadeiras é possível encontrar um caminho para evoluir nesse processo. “Nessa atividade, compreender um pouco mais sobre instruções, trazendo conceito de cores, texturas e direções, auxilia o desenvolvimento da criança" reforça Camila. Usar fantasias para contar histórias, encenar e até brincar de mímica são atividades lúdicas que, além de serem muito divertidas para os pequenos, dão muitas oportunidades de contato com a linguagem. Os pais também podem trazer para a brincadeira os personagens favoritos do filho, inserindo-os no contexto do carnaval. A fonoaudióloga afirma que isso pode ajudar a explorar ainda mais a imaginação do seu filho, fazendo com que ele associe boas memórias ao período da folia.
O mais importante de tudo é conhecer bem a criança para que a atividade escolhida seja uma experiência, além de educativa, especial, e que proporcione alegria para ela. “Pode ser um jogo de tabuleiro, uma brincadeira ao ar livre, um passeio diferente, o importante é sempre ter uma comunicação ativa e funcional”, explica a fonoaudióloga. Esclareça, conte os fatos e interaja. As crianças precisam se sentir acolhidas, amadas e ouvidas, para, só assim, conseguirem expandir sua linguagem e aprenderem a se comunicar melhor.
Fga. Dra. Camilla Guarnieri (CRFa 2 – 18977):
Fonoaudióloga graduada pela USP, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia da pela USP com a dissertação defendida na linha de pesquisa “Processos e Distúrbios da Linguagem” intitulada “Programa de Estimulação para Crianças com Atraso de Linguagem” e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia da pela USP/Bauru com a tese defendida na linha de pesquisa “Telessaúde e Teleducação” intitulada “Curso online para treinamento de Fonoaudiólogos na intervenção em linguagem infantil”. Durante o doutorado realizou estágio pesquisa no exterior na University of South Florida (USF – EUA). Já organizou livro, escreveu capítulos de livros, artigos e materiais para a avaliação e intervenção de fala e linguagem em crianças. Já foi coordenadora pedagógica e professora de diversos cursos e aprimoramentos para a formação de fonoaudiológos na atuação com a fala e a linguagem em crianças. É a fonoaudióloga clínica responsável pelas áreas de fala e linguagem na Clínica Care Materno Infantil.
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