Especialistas dá dicas para economizar nas compras do material escolar
Material escolar tem itens com preços até 200% mais caros; confira 5 dicas para economizar nas compras
PROCON identificou aumento médio de 14% na maioria dos itens da lista; comparar preços em diferentes lojas e usar cupons de desconto é alternativa para o bolso
Um levantamento do PROCON-SP em relação aos preços do material escolar apontou diferenças que chegam a 262,50% no mesmo item, como é o caso da caneta esferográfica Economic 1,0mm da Compactor, que foi encontrada por R$0,80 e por R$2,90 em estabelecimentos diferentes. A análise mapeou preços em grandes sites e lojas do setor de papelaria, constatando um aumento médio de 14% na maioria dos itens da lista escolar. Já o IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo), da FIPE, registrou diferenças de 7,35%.
Para economizar nas compras, os pais ou responsáveis e os próprios estudantes podem utilizar algumas estratégias, como explica Guilherme Vieira, fundador do Pelando, rede social de compras que reúne milhares de promoções e cupons de descontos nos principais e-commerces do país.
1 - Nem todo material do ano anterior precisa ser descartado. Veja quais itens ainda estão em bom estado para reaproveitá-los. A troca de livros com outros estudantes também é uma prática que evita compras desnecessárias.
2 - Faça a boa e velha pesquisa de preços. Ela te ajuda a encontrar o que realmente necessita e evitar gastos indesejados. Uma alternativa é utilizar comparadores de preço, como o Pelando Check, que mostra o preço de um produto em diferentes lojas da internet e ainda indica quais foram os valores dos últimos 60 dias.
3 - Verifique se há ofertas especiais para compras em grandes quantidades. Uma boa forma de encontrar essas promoções é por meio de compras coletivas ou cupons de descontos, como a seleção com descontos de até 20% e diversas promoções em itens de papelaria, escritório, notebooks e cursos.
4 - Negocie descontos para pagamentos instantâneos (PIX) ou à vista. Muitas lojas, online e físicas, oferecem melhores condições de pagamento como estratégia para evitar o abandono de carrinho.
5 - Cuidado com as ciladas: as instituições de ensino não podem exigir as marcas ou locais de compra. Além disso, não entram na lista dos estudantes materiais de uso coletivo, higiene e limpeza. Se tiver dúvidas sobre o que pode ou não ser exigido, consulte o site do PROCON.
Sobre o Pelando: Plataforma com mais de 10 milhões de visitantes ao mês, que reúne milhares de promoções e cupons de desconto para ajudar os consumidores a economizar em compras online de grandes e-commerces, como: Americanas, Submarino, Amazon, Magazine Luiza, entre outros. O Pelando faz ainda o monitoramento de preços e permite aos usuários trocarem dicas, classificando as melhores promoções de acordo com a opinião dos membros da comunidade: quanto maior o desconto, mais quente e bem avaliadas elas ficam no termômetro. Totalmente gratuita, a plataforma também está disponível para Android e IOS.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>