Prova do Enem 2022 será reaplicada terça e quarta-feira
Avaliação é destinada aos candidatos que não compareceram ao Exame em novembro por motivo de saúde e às pessoas presas
Nas próximas terça-feira (10) e quarta-feira (11), a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será reaplicada aos candidatos que não compareceram na avaliação, que foi realizada em novembro do ano passado, por motivos de saúde.
Quem teve algum tipo de problema logístico durante o cronograma regular do Enem 2022, ou estava acometido por doenças infectocontagiosas, precisa ter feito o pedido de reaplicação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O cartão de confirmação de inscrição da reaplicação está disponível na Página do Participante. Nele, há diversas informações como data, horário e local de prova. Caso a pessoa não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.
Pessoas privadas de liberdade
O Exame referente a 2022 também acontecerá nesses mesmos dias para as pessoas presas. As provas, de acordo com o Inep, têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular. A aplicação acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.
Nota do Enem
O Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
O Blog do Enem é uma plataforma que oferece diversos recursos que auxiliam os candidatos nos estudos. Com aulas e materiais gratuitos é possível se preparar com foco e organização.
Instituições de ensino públicas e privadas usam a nota do Enem para selecionar alunos. A UNIASSELVI, por exemplo, oferece bolsas de estudos para quem presta o Enem. O desconto pode chegar até 100% do valor da mensalidade. Quanto maior a nota obtida no Exame, maior é o percentual concedido.
Os resultados também servem de parâmetro para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e podem ser utilizados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior que possuem convênio com o Inep.
*Com informações da Agência Brasil
Por Redação UNIASSELVI
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>