Etecs e Fatecs expõem altares do 'Día de Muertos' em São Paulo
Serão apresentados projetos da Etec Bartolomeu Bueno da Silva - Anhanguera, de Santana de Parnaíba, e das Fatecs Barueri, Itu e Ipiranga, da Capital
A partir deste sábado (5), professores e estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais expõem no Memorial da América Latina, na Capital, os trabalhos finalistas do terceiro Concurso Cultural Altar Día de Muertos. O público pode conferir a mostra até 11 de novembro, com entrada gratuita. O concurso é fruto da parceria entre Centro Paula Souza (CPS) com o Consulado General de México en Sao Paulo.
O desafio de montar altares dedicados a pessoas que já faleceram, um hábito dos mexicanos durante uma de suas mais tradicionais comemorações, foi proposto a professores e alunos de todas as Etecs e Fatecs do Estado. Dos 70 grupos inscritos, 5 foram selecionados. Os times finalistas montaram os projetos e fizeram uma exposição dos conceitos e ideias por trás de cada obra para um júri que incluiu representantes da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) e da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS.
Serão expostos altares da Etec Bartolomeu Bueno da Silva - Anhanguera, de Santana de Parnaíba, e das Fatecs Barueri, Itu e Ipiranga (Capital).
“O concurso promove um espaço para o desenvolvimento de competências interculturais ao colocar os estudantes em contato com as práticas culturais do México, por meio da pesquisa sobre a efeméride de Día de Muertos e da construção desses altares, que são ricos em simbologia”, afirma a assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis. “É uma grande alegria, depois desses dois longos anos de atividades suspensas com o Consulado do México, retomar o Concurso Cultural Altar Día de Muertos.”
Día de Muertos
O desafio cultural foi um tributo ao Día de Muertos, celebração da tradição mexicana, realizada anualmente entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Nesse período são construídos altares com ornamentos, retratos, comidas e objetos. Os mexicanos acreditam que, com o ritual, as almas retornam para o mundo dos vivos e participam das festas. Considerada uma das tradições mais representativas da cultura mexicana, a celebração foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2003.
Serviço
Exposição de Altares
Quando: dias 5 e 6 de novembro, das 9 às 20 horas | dia 7 de novembro, fechado | dias 8, 9, 10 e 11 de novembro, das 10 às 17 horas | dias 12 e 13 de novembro, das 11h30 às 20 horas
Onde: Galeria Marta Traba - Portões 2 e 5 do Memorial da América Latina
Valor: Gratuito
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>