ProfessoreZ: websérie com nova geração de professores fala sobre a escolha da profissão, Inovação, Educação Antirracista e Inclusão
Na sala de aula ou no tiktok, educadores se debruçam sobre temas importantes para a sociedade. Produção da Nova Escola mergulha nos novos temas da Educação
Na websérie “ProfessoreZ”, professores jovens falam sobre o cotidiano da profissão
Já foi o tempo em que o celular era inimigo dos professores, sobretudo após a pandemia, período que fez com que os educadores tivessem que utilizar os meios digitais para seguir com as aulas remotas. Agora, ainda mais acostumados com a tecnologia no dia a dia, professores vêm usando os meios digitais para ampliar seu poder de comunicação e conexão com os alunos.
Para informar e debater sobre como a nova geração de educadores traz novos olhares para a profissão, a Nova Escola, uma organização de impacto social, que tem como missão fortalecer educadores para transformar a Educação pública brasileira, convidou professores para a websérie “ProfessoreZ”. Os episódios vão ao ar durante o mês de outubro, marcado pelo Dia dos Professores, com o intuito de celebrar a profissão e mostrar que ela segue mais forte do que nunca, representado por nomes jovens e criativos.
Em quatro capítulos, a série irá informar e debater sobre temas como: a Escolha da profissão em tempos atuais, com Kaique Roque e Rebeca Café; Inovação e tecnologia promovendo conexões com Jessica Lindsay e Linaldo Oliveira, Pautas sociais e Educação Antirracista com Tatiane Santos e Jéssica Machado e Educação inclusiva quebrando barreiras, com Gean Sampaio e Lara Souto. A condução das trocas fica por conta da apresentadora Keilla Vila Flor, que é professora e historiadora. A websérie é produzida pela produtora Abacateiro.
Redes sociais: potencializando a comunicação
Adotando uma linguagem simples, a Jessica Lindsay, por exemplo, explica matemática de forma leve e conta com mais de 840 mil seguidores no TikTok. Outro fenômeno na internet é o educador físico Gean Sampaio, que compartilha sua rotina de professor e algumas pérolas das crianças.
Além da descontração, os professores usam as redes sociais para ensinar sobre pautas como Inovação e Tecnologia, Educação inclusiva - defendida pela professora Laura Souto, deficiente visual e consultora em acessibilidade -, e a Educação Antirracista, abordada pela professora Jéssica Machado.
"Algo ficou ainda mais evidente com a pandemia: as redes sociais podem intensificar a troca de informações e ideias. Esse movimento também impactou os professores, que estão cada dia mais preparados para se apropriarem das ferramentas digitais para trocar informações com outros docentes ou com seus alunos, além de ampliar o alcance de suas reflexões para além da sala de aula”, avalia a pedagoga e diretora da Nova Escola, Ana Ligia Scachetti.
Os professores também usam os recursos online para se informar, enriquecer seu repertório e facilitar seu dia a dia na sala de aula com novas ferramentas.
"Quando foi fundada, em 1986, a Nova Escola era uma revista impressa com informações para professores. Com o passar dos anos, todo esse conteúdo precisou ir para uma plataforma online para acompanhar a digitalização da Educação. Com isso, professores podem entrar no site e ter acesso a conteúdos gratuitos como planos de aula, cursos e reportagens para se informar, aplicar em sala de aula ou se capacitar”, acrescenta.
Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a plataforma traz materiais de aula criados especialmente para alguns estados do Brasil, com referências regionais. Também disponibiliza mais de 6 mil planos de aula, 130 cursos, um acervo de mais de 20 mil reportagens.
Sobre a Nova Escola
A Nova Escola é uma organização de impacto social, sem fins lucrativos, que tem como missão fortalecer educadores para transformar a Educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo de seu potencial. Referência absoluta no desenvolvimento de conteúdo para professores desde 1986, quando atuava no segmento de revista impressa, em 2015, com o apoio da Fundação Lemann, transformou-se em uma plataforma digital, com mais de 3,1 milhões de acessos mensais. Produz Reportagens, Cursos autoinstrucionais, Formações, Planos de Aula e Materiais Educacionais, gratuitos, para apoiar professores, coordenadores pedagógicos e diretores que atuam na Educação Básica das escolas públicas brasileiras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>