Você sabe quais características se destacam em uma criança autodidata?
Crianças autodidatas e consideradas gênias, que aprendem por si coisas que ainda são desconhecidas, são disciplinadas e dedicadas ao estudo diário
As crianças curiosas, aquelas que questionam o porquê das coisas e tentam descobrir as respostas por conta própria, geralmente mostram essa capacidade de aprender uma habilidade de forma autônoma logo na primeira infância. Por este motivo, especialistas em educação reforçam que desenvolver as capacidades cognitivas e afetivas, como memória, fala (vocabulário), pensamento (concreto, lógico e abstrato), imaginação, valores (da família e sociedade), sentimentos e a autodisciplina neste período da vida são fundamentais para sua formação enquanto indivíduo. “É por isso que é importante estimular as habilidades da criança desde cedo - mas sem pressionar aquelas que se mostram mais inteligentes que a média para que se tornem gênios”, diz Bruna Duarte Vitorino, pedagoga com mais de 15 anos de atuação na área de educação.
Segundo o Ministério da Educação, entre as características mais comuns encontradas em crianças consideradas superdotadas em idade pré-escolar temos: alto grau de curiosidade, boa memória, atenção concentrada, persistência, independência e autonomia, interesse por áreas e tópicos diversos, aprendizagem rápida, criatividade e imaginação, iniciativa, liderança, vocabulário avançado para a sua idade cronológica, riqueza de expressão verbal, facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos, interesse por livros e outras fontes de conhecimento e originalidade para resolver problemas.
“O autodidata tem a capacidade de aprender uma habilidade de forma autônoma, por meio de esforço, muito estudo e prática. A rotina de estudo exige disciplina e concentração. Estudar diariamente, respeitando o ritmo de cada criança, traz benefícios que o método Kumon preza desde a sua criação, em 1958. No Kumon, o aluno é estimulado a chegar à solução dos exercícios sozinho, desenvolvendo, assim, sua capacidade de raciocínio, concentração, autonomia e autodidatismo”, completa Bruna que atualmente é coordenadora pedagógica do Kumon.
O estudo diário e independente causa na criança a sensação de conquista, e com isso sua autoestima se eleva e cresce a vontade de progredir e avançar ainda mais nos estudos até atingir conteúdos ainda não vistos na escola. Competências importantes porque o objetivo dos estudos é, em última análise, a preparação sólida para a vida futura.
“Na vida profissional, todos nós precisamos de rotina de trabalho, concentração e eficiência. Isso só é adquirido se for bem treinado enquanto a base estiver sendo trabalhada, ou seja, na fase escolar da criança”, e completa: o que se quer para o futuro da criança, deve ser trabalhado enquanto ainda é criança.
O papel dos pais é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Incluir elogios motivacionais para criança se sentir confiante, faz toda a diferença. “Este tipo de atitude transmite segurança para a criança de que ela é capaz, ao mesmo tempo, faz com que ela vá entendendo os pontos que precisa melhorar, mas que com dedicação, ela consegue”, finaliza Bruna.
O método de estudo Kumon privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que a complexidade aumente gradualmente. Porém, o aluno só avança para o próximo conteúdo quando consegue assimilar o que é proposto.
O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. O Kumon oferece aulas de matemática, português (para nativos), inglês e japonês¹, para crianças de todas as idades.
Sobre o Kumon
Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. O método de estudo está presente em mais de 60 países e reúne mais de 3,5 milhões de estudantes. No Brasil são mais de 1.500 unidades em quase 580 cidades, somando mais de 175 mil alunos, de aproximadamente 200 mil estudantes na América do Sul.
¹Verificar disponibilidade da disciplina na unidade
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