Recuperação das aprendizagens é foco de discussão internacional
MEC marca presença na Conferência de Ministros da Educação da América Latina e Caribe e apresenta ações inovadoras
O ministro da Educação, Victor Godoy, participou nesta terça-feira (21) da abertura oficial da Conferência de Ministros da Educação da América Latina e Caribe/OCDE. O evento acontece até quarta-feira (22), em paralelo à Semana Brasil-OCDE que é organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O titular do Ministério da Educação (MEC) apresentou os principais programas e ações em desenvolvimento na Pasta, dentre eles a Política Nacional de Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica lançada no mês passado e está em consonância a outras políticas internacionais; a Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas; Programa Tempo de Aprender; adesões a exames internacionais; acordo com o Google e a Microsoft; cursos e espaços dedicados para a formação de docentes.
"Estamos alinhados às políticas internacionais e esta Conferência é fundamental para que, juntos, possamos oferecer melhores condições para os estudantes brasileiros e melhorar a educação, com uso da tecnologia e inovação. Agradeço ao MRE pela parceria na realização deste evento em nosso país", disse o ministro Victor Godoy.
A importância do uso da tecnologia nas redes de ensino também foi destaque durante as explanações. O diretor de Educação e Competências e Conselheiro Especial para a Política de Educação do Secretário-Geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Andreas Schleicher, apresentou dados internacionais e reforçou o papel da utilização de sistemas digitais em salas de aula.
Durante o evento, os participantes compartilham experiências e debatem formas de promover a recuperação das aprendizagens e como melhorar a qualidade dos sistemas educacionais no contexto pós-pandemia.
O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, realizará a moderação do debate no dia 22 de junho, que discutirá a temática: Redesenhar a experiência de aprendizagem para reforçar sua relevância e apoiar o desenvolvimento de competências do século XXI.
As demais sessões terão como moderadores representantes de organismos internacionais e contarão com palestras de representantes da OCDE e apresentação de casos de sucesso nas referidas temáticas.
Semana Brasil-OCDE
Entre os dias 20 e 24 de junho, o governo brasileiro e a OCDE organizarão uma série de eventos de alto nível para promover discussões sobre o Brasil, a América Latina e o Caribe em diversos tópicos. O evento é realizado pelo MRE em conjunto com a OCDE.
Durante a Semana Brasil-OCDE, representantes do MEC participarão de debates e terão a oportunidade de apresentar suas respectivas secretarias.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>