Entenda o perigo dos "gurus" do intercâmbio e suas mentorias gratuitas
Presidente da Belta - Associação de Agências de Intercâmbio o Brasil - explica os riscos e armadilhas de pseudo especialistas no Instagram
De acordo com a YOUPIX, empresa expoente na área de marketing de influência, 9 milhões de brasileiros se dizem influenciadores no Instagram. Dentro desse levantamento, muitos acabam realizando um verdadeiro desserviço à população por disseminar informações sobre determinados nichos sem o devido conhecimento e responsabilidade, falando como se tivessem propriedade e conhecimento e usando anúncios apelativos com um feed mais imparcial. Quando o assunto é intercâmbio, deve-se tomar cuidado com algumas situações para não se frustrar ou ter prejuízos na tão sonhada viagem.
Os famosos “gurus” do Instagram atuam oferecendo bolsas parciais e integrais, comparam a seleção com processos como ProUni, buscando identificação com o público jovem que, por sua vez, são direcionados a grupos de Whatsapp e Telegram. Nesses grupos, atuam divulgando informações de intercâmbios, dicas de lugares e, dentre todas essas informações, suas mentorias, dando início ao grande perigo para aqueles que buscam a experiência no exterior.
Intercâmbio, para muitas pessoas, é o grande sonho da vida, e por essa natural ansiedade, é comum encontrar pessoas que buscam as famosas “mentorias gratuitas” na internet sem ter a menor noção do risco que essa influência pode resultar. O assunto se tornou mais necessário agora, em 2022, com a pandemia chegando ao fim devido ao avanço da vacinação e, por conseguinte, as fronteiras do mundo reabrindo as portas. Por consequência, muitos acabam caindo nessas armadilhas e viajando sem suporte, seguros, orientações de especialistas e outros recursos imprescindíveis para um bom intercâmbio.
As redes sociais são uma ponte de comunicação rápida e prática. Mas diante disso, existem os gurus da internet que são aqueles que fazem promessas extravagantes, por isso é preciso filtrar as informações, pois nem todas são verdadeiras. Muitos influencers se destacam, especialmente, ao realizarem publicações no instagram referente a um produto e/ou serviço e, principalmente, por possuírem muitos seguidores. E são vários influenciadores específicos para determinado assunto, como: moda, lifestyle, viagens, dentre outros.
O Instagram é a rede social mais usada para acompanhar influenciadores, de acordo com 81% dos internautas brasileiros. Em seguida, aparece o YouTube e, em terceiro lugar, o Facebook. Os dados são de um estudo realizado pelo Instituto Qualibest (pioneiro em pesquisas online), em parceria com a Spark (app de e-mail). E nesse mundo virtual, é fácil ser quem não é e credibilizar informações perigosas e que fazem muitas pessoas terem prejuízos e frustrações.
“O nosso trabalho é dar segurança para todos que desejam fazer intercâmbio e fazer com que percebam a idoneidade de cada empresa. Quando uma pessoa procura uma mentoria numa agência que possui o Selo Belta, ela entende que a empresa passa por uma periódica e rigorosa análise da Associação, que checa seu histórico, comprometimento e, principalmente, sua saúde financeira, ratificando a qualidade da agência para a segurança e realização do intercâmbio”, explica Alexandre Argenta, presidente da Belta - Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil.
Para elucidar o cenário, 70% da venda de intercâmbios no país são de agências com Selo Belta, em mais de 500 pontos de vendas. Em março e abril de 2022, as vendas cresceram 100% com relação ao mesmo período de 2021. Nesse mesmo período, em função da redução do câmbio, em abril, as vendas cresceram 30% em comparação a dezembro de 2021 e janeiro deste ano.
Há 30 anos, a associação orienta estudantes e profissionais da área de intercâmbio sobre as melhores alternativas de cursos no exterior, intercâmbio e formação internacional. Controla a qualidade dos serviços prestados pelas Agências Selo Belta e desenvolve ações como: suporte às associadas, desenvolvimento de novos mercados, apoio às escolas internacionais filiadas à Belta, workshops, seminários educacionais, orientação do consumidor, participação de feiras internacionais, assessoria de imprensa e comunicação online.
“Um dos nossos principais objetivos é continuar trabalhando com responsabilidade e assegurar toda e qualquer pessoa sobre a qualidade dos serviços de agências que passam por nossa periódica análise. Além de toda estrutura e planejamento independente, temos muitos parceiros nos mais variados países que, no caso de um imprevisto, conseguem nos representar e prestar suporte”, conclui Argenta.
Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta -- Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio -- tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 35 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, -universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama.
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