Cozinha da UNIASSELVI Indaial sedia projeto de trabalho social com escolas públicas
Cozinheiros das instituições de Educação Infantil municipais aprenderam sobre bebidas sem açúcar
Na última segunda-feira (2), a cozinha da UNIASSELVI Indaial, do curso de Gastronomia, foi sede do projeto Crescer e Semear. A primeira oficina de 2022 teve a participação de 95 cozinheiros da rede municipal de Educação Infantil. O tema Bebidas sem Açúcar foi apresentado pela chef Lidi Barbosa. O objetivo é oferecer aos profissionais técnicas e preparações gastronômicas, que combinadas, resultem em nutrientes, sabores e aproveitamento integral dos alimentos.
Entre as diversas receitas que a iniciativa compartilhou estavam: suco de cenoura, laranja e abacaxi; smoothie de banana com iogurte natural, morango e laranja; mingau de aveia adoçado com purê de maçã; e leite de coco, dentre outras opções. A ação foi realizada para cumprir uma determinação de 2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proibiu a adição de açúcar nas preparações de comidas e bebidas servidas em escolas públicas para crianças de até três anos.
Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Indaial, por meio da Secretaria de Educação, oficializou um convênio com o Crescer e Semear, que busca proporcionar educação alimentar, nutricional, financeira e socioambiental demonstrando na prática que alimentação saudável também pode ser saborosa.
“Estamos oferecendo aos nossos estudantes uma alimentação saudável que fará diferença no desenvolvimento das crianças e jovens, promovendo o bem-estar dos alunos. Essas oficinas também aprimoram o excelente trabalho já executado pelas cozinheiras dos ambientes educacionais que, com o apoio das nutricionistas da SED e profissionais do Programa Crescer e Semear”, diz o secretário de Educação de Indaial, Márcio Selhorst.
Projeto Crescer e Semear
O Projeto Crescer e Semear existe há mais de quatro anos e é uma iniciativa da Chef Lidi Barbosa. As ações são voltadas para o trabalho social com escolas públicas onde a Chef e a equipe de voluntários levam educação alimentar com qualidade, criatividade e responsabilidade para crianças de três a 14 anos, pais e responsáveis.
Também orientam as merendeiras que preparam os cardápios escolares por meio de formação na alimentação saudável, funcional, com ênfase no aproveitamento integral dos produtos. O Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, responsável pelo projeto, já implantou a iniciativa de forma continuada em diversas cidades de Santa Catarina (SC) como Blumenau, Indaial e Pomerode, atingindo mais de 19 mil alunos da rede pública e continua fazendo ações por todo o Brasil.
*Com informações da Prefeitura de Indaial e Projeto Crescer e Semear
Por Redação UNIASSELVI
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>