Nova plataforma virtual oferece capacitações na temática de família e educação parental
Escola Nacional da Família conta com cursos gratuitos voltados ao fortalecimento de vínculos familiares e estímulo a um maior envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos
Uma nova plataforma virtual foi lançada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) para oferecer formação qualificada na temática da família e da educação parental. A Escola Nacional da Família já conta com quatro cursos gratuitos e é uma das iniciativas inseridas na campanha “Quando a família participa, a educação avança”, ação em parceria com o Ministério da Educação (MEC) iniciada nesta segunda-feira (25).
Acesse a página da Escola Nacional da Família
Disponível também em formato de aplicativo para celulares nas versões Android e iOS, o novo ambiente virtual do Governo Federal abriga conteúdos relacionados às políticas públicas da Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH), como Reconecte, Família na Escola, Famílias Fortes e Acolha a Vida.
As capacitações estão hospedadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC), que emite certificados de conclusão dos cursos. Os interessados também têm acesso a artigos, vídeos, dicas de filmes, livros e atividades a serem realizadas em família.
Entre os conteúdos destaca-se os gibis da “Turminha do Reconecte”, com histórias divertidas para conscientizar as crianças sobre os riscos do uso inadequado de novas tecnologias.
Proposta
O objetivo da ferramenta é promover o fortalecimento dos vínculos familiares, importantes para a prevenção de fatores de risco, como violência doméstica, abandono e o uso de substâncias psicoativas. É o que explica a secretária Angela Gandra.
“Reconhecemos o papel da família como a primeira protagonista na educação. Família, sociedade e Estado. A família vem primeiro e tem a tarefa de educar. O Estado protege a família. É importante que os pais acompanhem mais e melhor a educação de seus filhos, fortalecendo a segurança e autoestima e evitando o comportamento de risco”, diz.
O diretor do Departamento de Desafios Sociais no Âmbito Familiar da SNF/MMFDH, Daniel Celestino, destaca a importância da aproximação entre pais e filhos, principalmente na infância.
“Com o advento de um modo de vida no qual a família precisa atender a demandas sociais cada vez mais complexas, surge a necessidade de inserir as crianças na escola mais cedo. Isto enfraquece os vínculos familiares, justamente em um período em que as experiências vividas terão influência ao longo de toda a vida do indivíduo, tanto na área da saúde, quanto no seu bem-estar social, emocional e cognitivo”, afirma.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>