Cursinhos em Etecs e Fatecs preparam alunos para provas de Vestibular e Vestibulinho
As aulas, sempre gratuitas, já começam a ser ministradas em várias unidades do Centro Paula Souza; confira a programação em diferentes regiões do Estado e onde ainda há inscrições abertas
As datas para inscrições do processos seletivos para as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais serão anunciadas em breve, mas para muita gente a preparação para o Vestibular e Vestibulinho já começou há muito tempo. E os cursinhos mantidos por professores e equipes de coordenação voluntários estão a todo vapor oferecendo auxílio aos estudantes que pretendem fazer as provas.
Como acontece na maioria das unidades que oferecem aulas gratuitas à comunidade, os professores e coordenadores dos programas são egressos da escola, como Higor Garcia de Lima, de 23 anos. Com um longo currículo no CPS, ele cursou o Ensino Médio na Etec Perus, o Curso Técnico em Informática, na Etec Jaguaré, Construção Civil na Fatec São Paulo e hoje faz sua licenciatura em Química pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Há 6 anos, ao lado de outros ex-colegas, Higor criou o Projeto Raízes voltado à preparação de estudantes da periferia de Perus para o processo seletivo das Etecs. “É uma questão afetiva. Queremos reverter para a comunidade o que foi depositado em nós”, avalia. O Raízes já conta com 50 voluntários, entre professores, coordenadores pedagógicos, assessores de planejamento e uma equipe de TI. Toda essa infraestrutura foi montada dentro da Etec Perus, com a colaboração da diretora Akiyo Tamura Mello Freire.
Para este ano, foram abertas 5 turmas de 130 alunos, abrangendo estudantes do 9º ano do ensino fundamental e também 5º e o 6º anos. Para os mais jovens, a proposta é funcionar como um curso de reforço para que tenham uma base de conhecimento mais sólida quando chegar a hora de disputar uma vaga na Etec ao final do Ensino Fundamental. “Além das aulas aos sábados, os instrutores acompanham os estudantes ao longo da semana para ajudá-los a fixar o conteúdo”, conta Higor. Neste começo de ano, o cursinho já completou as turmas – mas ainda há uma lista de espera para interessados. A abertura de novas classes depende da chegada de professores voluntários.
Na Etec São Paulo (Etesp), o cursinho Pré-Vestibulinho Gratuito Brasil – Projeto Progressão é voltado para os alunos do 9° ano já tem 10 anos de atuação. A iniciativa conta com biblioteca infanto-juvenil e oferece orientação pedagógica. A cada ano, o Projeto Progressão, também formado por alunos e ex-alunos, recebe cerca de 120 jovens que ocupam até seis salas dentro da Etesp.
Já os vestibulares são o foco das Fatecs, que também contam com cursinhos bem estruturados, alguns com aulas ao longo de todo o ano. Na Fatec Ribeirão Preto aconteceu, este ano, um casamento feliz: o Cursinho Popular Resistência, criado em 2018 fora do campus para atender jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, foi levado para dentro da Fatec. Os alunos têm acesso às aulas, palestras, plantões de dúvidas e simulados. Em pouco tempo, as 40 vagas disponíveis foram preenchidas e mais cinco extras foram ofertadas. A abertura de uma nova classe depende de novos professores voluntários.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil alunos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>