Bolsa-Auxílio dos estagiários cresce enquanto benefícios diminuem, de acordo com o CIEE
Pesquisa inédita ouviu mais de 6,6 mil estudantes de todo o Brasil
Levantamento inédito do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, encomendado ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), apontou que a bolsa-auxílio dos estagiários cresceu 14,3% em relação ao ano passado e chegou à média de R$1.023,69 mensais. Por outro lado, o número de estudantes que recebem benefícios como auxílio transporte e recesso remunerado caiu cinco e seis pontos percentuais, respectivamente.
A pesquisa, oriunda do 13º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, mostrou que ao menos 69% dos estagiários ajudam com o sustento da família, redução de um ponto percentual em relação ao ano passado, e 9% deles são os únicos responsáveis pelo sustento da família. Assim como na edição anterior, a mensalidade escolar segue como a principal responsabilidade financeira dos estudantes (34%), seguida por despesas da casa (16%) e alimentação (11%).
O levantamento também fez um raio-x dos 6,6 mil estagiários ouvidos entre outubro/21 e janeiro/22. Ao menos 34% deles têm entre 22 e 25 anos, 51% se consideram pretos ou pardos e as mulheres são a maioria entre os estagiários - cerca de 67%.
Avaliação
A pesquisa da premiação ainda permite que os estagiários, de maneira anônima, avaliem o próprio período de estágio. Nesta edição os estudantes avaliaram o programa com nota 9,1. De acordo com 96% deles, a experiência é fundamental para o desenvolvimento profissional.
CIEE 58 anos - Transformando vidas, construindo futuros
Desde sua fundação, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.
5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE
1- É uma entidade beneficente de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.
2-Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.
3-É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.
4-É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.
5-É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>