50 anos da Unoeste é lembrado no 1º Desafio Mola
Evento foi realizado pelo curso de Engenharia Civil; equipe campeã destacou a beleza e a imponência da estrutura do Santuário Morada de Deus
Realizado na noite desta quarta-feira (13), o Desafio Mola Unoeste promovido pelo curso de Engenharia Civil da universidade teve como equipe campeã o time Timoshenko. Vitor Hugo Trevisan é aluno do 10º termo e conta que a ideia do grupo foi homenagear a universidade pelo aniversário de 50 anos. “Buscamos uma edificação icônica da Unoeste, logo de imediato pensamos no Santuário Morada de Deus, que é uma estrutura linda e fica no campus 3. Treinamos bastante, a fim de conseguir chegar o mais próximo possível da estrutura real”.
Para o aluno, participar do evento foi um momento desafiador. “Todo estudante de engenharia gosta de desafios, logo que ficamos sabendo do evento, procuramos praticar e ganhar familiaridade com o material”, conta Vitor que integra a equipe ao lado dos amigos Lucas Passetti da Silva, Joyce Alves Santana e Lígia Silva do Nascimento.
Victor ressalta que se identifica com as matérias relacionadas às estruturas, então, acredita possuir certa facilidade na área. “Desde as primeiras disciplinas que vimos na faculdade eu já me apaixonei por esse assunto, entender o seu comportamento, ver as construções, as obras de arte e poder admirá-las”. Ele tem o costume de dizer que “a engenharia é uma dádiva que Deus dá ao homem para que ele possa criar dentro de sua criação divina”, então, não têm como não se apaixonar!”.
Desafio Mola
A competição utiliza os Kits Mola, um modelo físico interativo que simula o comportamento de estruturas. Cada conjunto possui diversas peças moduladas que se unem e assim possibilita a elaboração de várias estruturas.
As acadêmicas Beatriz Sá Baesso e Maria Carolina Duarte Christofolli participaram da organização do evento que foi aberto ao público em geral, amigos e familiares do participantes. “Tive a oportunidade de realizar muitas ações como ir atrás dos patrocinadores, organizar horários, desenvolver regulamentos e ser imparcial para avaliar os competidores”. Maria Carolina acrescenta que foram momentos gratificantes. “Foi uma experiência única! Com muita responsabilidade e aprendizado. Pois tivemos que elaborar as regras desse desafio, que foi realizado pela primeira vez na Unoeste e o auxílio dos professores foi fundamental para isso”, finaliza.
Riterson Jacques Nunes foi um dos docentes que estiveram à frente da iniciativa. “Tivemos quatro equipes participantes das três etapas. Na primeira foi proposto um modelo para os alunos e eles teriam que reproduzir o mais rápido possível. Na segunda foi a desmontagem e organização dos materiais e as duas equipes com mais pontos disputaram a final montando uma estrutura criativa”.
Público externo
Luciana Sá Baesso é mãe da aluna Beatriz e assistiu ao evento. “Achei o desafio diferente e bem estruturado. Minha filha sempre quis estudar engenharia civil e tinha que ser aqui. Vejo ela bem envolvida com as atividades. Percebo que ela gosta mesmo de estudar, até brinco, às vezes, que ela é pouco doida”, diz.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>