5 dicas para os estudantes aproveitarem os itinerários formativos do Novo Ensino Médio
Com a chegada do Novo Ensino Médio, os estudantes podem diversificar e enriquecer sua formação, descobrir afinidades e exercitar competências necessárias para a vida adulta
Em 2022 começa, oficialmente, a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas brasileiras. Entre as mudanças estão o aumento da carga horária, a possibilidade de ensino técnico e a diversificação da experiência estudantil através dos itinerários formativos, um conjunto de disciplinas, oficinas e projetos selecionados pelo estudante.
A elaboração do Novo Ensino Médio foi motivada, sobretudo, para estimular o interesse dos jovens na formação dessa etapa da vida escolar. Segundo a PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2021, 74,9% de adolescentes brasileiros entre 15 e 17 anos estão cursando o Ensino Médio, mostrando que mais de 25% dos adolescentes nessa faixa etária estão fora da escola. Com a implementação de itinerários formativos, alunos e alunas envolvem-se com assuntos e áreas pouco ou nada explorados pela antiga base curricular, um fator bastante atrativo no novo modelo.
Dessa forma, cabe aos alunos, a partir do que a instituição de ensino oferecer como opções de itinerário, escolher aquele que faz mais sentido com o interesse profissional de cada um. O especialista em formação complementar, gestor de projetos educacionais da BEĨ Educação, Áquila Barros, dá algumas dicas aos estudantes sobre como aproveitar os novos itinerários da melhor forma possível:
· Se interesse pelo itinerário escolhido
Os itinerários formativos não são feitos para colocar estudantes em caixas e os prender em uma falsa ideia do que “merece” ser estudado. Sendo assim, de acordo com Áquila Barros, gestor de projetos educacionais da BEĨ Educação, para uma experiência produtiva com a formação complementar, é necessário que os alunos se interessem pelos temas escolhidos e que não se sintam obrigados a realizar nenhuma aula que não desejam.
· Os utilize como teste para uma futura escolha profissional
“Ingressar em um determinado curso e após algum tempo perceber que não se sente motivado dentro dele é uma situação bastante comum e desgastante em meio aos jovens” afirma Áquila. Os itinerários formativos do Novo Ensino Médio, no entanto, podem auxiliar com isso, uma vez que os estudantes, quando em contato mais aprofundado com suas áreas de interesse, conseguem avaliar suas afinidades; “Os itinerários podem servir como uma simulação prática do que o jovem irá estudar em determinado curso, então essa é uma grande vantagem para testar escolhas profissionais” complementa o gestor.
· Esteja aberto a conhecer assuntos
Ainda relativo ao processo de decisão de um curso ou carreira, a formação complementar é capaz de evidenciar vocações desconhecidas por alunos. Sabendo disso, é importante se manter aberto a conhecer temas e assuntos, e, principalmente, não ter preconceitos a respeito do novo. “Estudantes que diversificam sua vivência escolar só têm a ganhar, uma vez que expandem, em conjunto, sua visão de mundo e repertório sociocultural” explica Barros. “Nesse sentido, a BEĨ Educação vem desenvolvendo essas competências com os jovens e, através de materiais didáticos, aposta na formação plural e multifacetada dos estudantes”.
· Converse com professores e psicólogos
A escolha de itinerários formativos pode motivar sentimentos de indecisão, quanto a isso, o especialista orienta que adolescentes procurem educadores para auxiliá-los, bem como psicólogos de suas instituições. “Tirar dúvidas, conversar sobre o que espera do Ensino Médio e o que deseja para si nessa etapa tão significativa com um profissional da educação, é, com certeza, esclarecedor”.
· Interaja com colegas e fortaleça laços
“Os itinerários são como ir para a academia: com um amigo é sempre mais fácil. Um dá força para o outro” compara Áquila Barros. Para ele, além de enriquecer a gama dos assuntos dominados por alunos, as matérias opcionais são uma oportunidade para aprender a trabalhar em grupo e fortalecer laços sociais. Atualmente ouvir e se esforçar para compreender o outro, tal qual conciliar interesses e conviver com a diferença, são competências fundamentais para a vida adulta, porém subestimadas por algumas escolas, que costumam deixá-la de lado. Conhecer pessoas novas e trabalhar em grupo são dois benefícios dos itinerários do novo modelo de ensino, se tiver um amigo para trilhar essa caminhada junto, melhor; é o que pensa o gestor.
Sobre a BEĨ Educação. A BEĨ Educação desenvolve projetos educacionais baseado em experiencias transformadoras que trabalham a cidadania, a identidade, as potencialidades, os conhecimentos, os valores e os sonhos dos estudantes. Com o propósito de educar para uma cidadania mais engajada e humanizada, ela busca criar um novo tipo de educação, mais relevante e atraente, para esta e as próximas gerações de estudantes e professores. A BEĨ Educação é um desdobramento da BEĨ Editora, que há 30 anos vem construindo um catálogo de livros sobre arte, design, arquitetura, urbanismo, fotografia, economia e gastronomia, bem como organizando exposições e ações culturais relacionadas ao exercício da cidadania e à promoção da cultura brasileira. A empresa conta hoje com três frentes de atuação: introdução à educação financeira; vida urbana e noções de cidadania; arte, história e cultura indígena.
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