Millenium Talks discute avaliação de professores da Educação Básica com pesquisadores do Enap e Movimento Escolas Abertas
Bate-papo sobre desafios do cenário educacional brasileiro e os impactos na renda dos estudantes que tem acesso a melhores professores será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Instituto Millenium
O Instituto Millenium realiza às 12h desta quinta-feira (7) mais uma edição do Millenium Talks, desta vez para debater “Como melhorar a Educação no Brasil?” a partir do paper dos pesquisadores da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diana Coutinho e Claudio Shikida, sobre o impacto que bons professores podem ter no aprendizado e renda futura dos alunos. O documento foi divulgado pelo instituto nesta quarta-feira (6).
O bate-papo será mediado pela diretora-executiva do Millenium, Marina Helena Santos, e contará com participação dos autores do estudo, da empresária Lana Romani e da advogada Isabel Quintela Lecuyer, ambas do Movimento Escolas Abertas. O movimento foi uma iniciativa de pais e mães de São Paulo que defenderam a retomada das aulas nas escolas públicas e privadas na pandemia.
Paper. De acordo com o estudo recém-divulgado “Grandes Mestres Fazem Grandes Diferenças? – Valorizando a contribuição do Professor para o desempenho do Aluno da Educação Básica”, a renda total de uma pessoa com ensino médio completo é de aproximadamente R$ 427 mil. Estimativas realizadas pelos pesquisadores da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) mostram que, se um aluno que tem aula com os 10% piores professores passasse a ter aula com os professores de desempenho médio, a sua renda seria 8% maior (R$ 34,4 mil) ao longo da vida profissional.
Diana Coutinho e Claudio D. Shikida apontam ainda que o ensino brasileiro atual, em que professores com diferentes níveis de formação e de comprometimento são tratados igualmente em termos salariais, não é um exemplo de sucesso. Assim, é crucial qualificar as “diferenças” entre professores, já que fatores como a experiência ou a certificação influenciam diretamente no desempenho dos estudantes.
“Será que a qualidade dos professores é realmente similar a ponto de os salários entre eles serem tão parecidos? O estudo nos mostra que não e também sinaliza que precisamos reconhecer e valorizar os melhores professores, inclusive financeiramente”, afirma Diana Coutinho, diretora de Altos Estudos da Enap.
O documento completo pode ser acessado em https://milleniumpapers.institutomillenium.org.br/
O debate será transmitido ao vivo nas redes sociais do instituto: https://www.youtube.com/user/institutomillenium
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