Escolas receberão 20.000 unidades do livro Como educar famílias para futuros desafiadores, de Rafael Parente e Caio Dib
Cada escola receberá 50 unidades para distribuir para educadores, funcionários e familiares
A partir do dia 25/3, os autores vão doar 20 mil exemplares para cerca de 400 escolas e ONGs do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, que serão disponibilizados para educadores, funcionários familiares e estudantes. Organizações como a Embaixada da Paz (DF) e a ONG Pró-Saber (localizada na comunidade de Paraisópolis, em SP) já foram beneficiadas. Além delas, diversas escolas públicas dos três estados já estão listadas para receberem exemplares da obra.
Com o objetivo de apoiar, na prática, educadores e famílias na difícil missão de preparar melhor as crianças e jovens para que sejam capazes de aproveitar oportunidades e construir soluções em futuros cada vez mais complexos, o livro Como educar famílias para futuros desafiadores reúne diálogos com professores, médicos, empreendedores, estudantes, líderes populares, psicólogos e familiares de várias partes do país e traz dicas práticas sobre como famílias e educadores podem potencializar a educação das futuras gerações.
Com leitura leve e rápida, a publicação não traz apenas conceitos ou falas de pensadores. Os entrevistados compartilharam experiências que vivenciam no dia a dia e que podem apoiar famílias e educadores no processo de educação. Rafael Parente comentou: "nós acreditamos que conhecimento só faz sentido quando compartilhado com o maior número possível de pessoas no mundo. Não há nada mais edificante para um autor e para um educador do que tocar positivamente a vida de milhões de pessoas. Além disso, nossa principal luta é aquela por uma escola pública gratuita e de qualidade para todos, sem exceção".
Livro quer chegar em quem educa no dia a dia, formal e informalmente
A doação de livros é uma estratégia para que a obra chegue a mais pessoas envolvidas no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Afinal, a educação é responsabilidade compartilhada entre instituições escolares e lares. Além disso, educar vai além do conteúdo e inclui temas como trabalho, saúde, equilíbrio financeiro e sustentabilidade também foram discutidos de forma transversal. O livro segue esse princípio: traz olhares diversos sobre essas temáticas e aponta caminhos possíveis para os futuros que viveremos, ao invés de ser um guia com regras a serem seguidas.
"Uma nova educação é possível. Precisamos torná-la prioridade no Brasil. O eixo norteador é sempre a educação e como precisamos (e podemos) desenvolver competências e habilidades como resiliência, flexibilidade, adaptabilidade e criatividade para nos reinventarmos sempre que necessário, acompanhando as novas realidades.", ressalta Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, no prefácio da publicação.
Educação é o tempo e lugar para fortalecermos as capacidades das pessoas para serem cidadãos ativos das transformações e novas tecnologias que, como já dizia o educador Antônio Carlos Gomes da Costa, são tendências irreversíveis. A frase do professor "Mais do que uma época em crise, estamos vivendo a crise de uma época" nunca esteve tão atual.
Com isso, Rafael Parente e Caio Dib trazem vozes de familiares, educadores e especialistas sobre os desafios do futuro e os caminhos possíveis para educarmos crianças, jovens e até nós mesmos, como familiares e educadores explorando essas tendências de maneira plural.
Publicado pela Pipa Comunicação, de Recife (PE), o livro quer alcançar educadores e famílias de todo o país. Saiba mais sobre os entrevistados e garanta o seu em www.comoeducarfamilias.com.br.
Sobre os autores:
Rafael Parente é professor, PhD em educação pela Universidade de Nova York (NYU), cofundador do Movimento Agora!, conselheiro do CEIPE/FGV e do Mapa Educação, e sócio efetivo (licenciado) do Movimento Todos pela Educação.
Foi CEO da BEI Educação, secretário de estado de Educação do Distrito Federal, cofundador e diretor da EduFuturo e do LABi, e foi subsecretário de educação no município do Rio de Janeiro. Com diferentes equipes, criou e implementou projetos inovadores como o EducaDF, o programa Educação na Veia, a metodologia Conecturma, a plataforma Educopédia, e a escola GENTE, na Rocinha.
Caio Dib é designer de serviço em educação, consultor e autor e co-autor de 7 livros sobre educação e inovação. Em 2013, viajou o Brasil de ônibus por 5 meses para conhecer práticas educacionais inovadoras pelo país.
Atualmente, é designer de serviço para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo pela AMcom, apoiando o órgão no processo de transformação digital, e apoia diversos projetos em governos, institutos e fundações e iniciativa privada.
Serviço
Lançamento online dia 11/02, às 19h, no instagram do Portal Metrópoles (instagram.com/metropoles).
E-book disponível gratuitamente na Amazon nos dias 12 e 13/02, e o livro impresso com valor especial de lançamento.
Dados do livro:
ISBN: 978-65-87033-32-7
82 Páginas
Preço (Impresso): R$29,99
Preço (E-book): R$19,99
Confira abertura de Priscila Cruz (presidente-executiva do Todos pela Educação) e introdução: bit.ly/amostracomoeducar
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>