Zilor, Softtek e Meu Futuro Digital criam espaço de inovação e tecnologia em escola pública de SP
Centro foi inaugurado no dia 3 de março na Escola Estadual Balduino de Souza “Chiquinho”, no município Quatá/SP
O período pandêmico enalteceu ainda mais a importância da tecnologia na educação, sobretudo em tempos de ensino à distância. Agora, a gradual retomada das aulas presenciais diante do avanço da vacinação e afrouxamento das medidas restritivas prova que a inclusão digital é um caminho sem volta, e que a tecnologia deve estar presente também no ambiente escolar.
De acordo com o Atlas da Juventude, o uso de computadores como suporte educacional contribui para uma melhora nas atitudes dos jovens estudantes, em especial do ensino médio, em relação a processos de aprendizado para sua inclusão no mercado de trabalho.
Uma parceria entre a Zilor, Softtek e ONG Meu Futuro Digital criou um espaço de inovação e tecnologia, que passará a ser utilizado por cerca de 900 alunos matriculados no ensino fundamental e médio da Escola Estadual Francisco Balduino de Souza (Chiquinho), localizada no município Quatá, situado na microrregião de Assis, Noroeste de São Paulo.
A ação teve como propósito transformar uma sala de informática em um espaço acolhedor, interativo e colaborativo, capaz de apoiar alunos a vivenciarem experiências práticas, conectadas às novas tecnologias.
Além da melhoria na infraestrutura (pintura, mobiliário e equipamentos), juntos, os parceiros também estão atuando na formação de professores e líderes em competências digitais, fortalecendo o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação.
As ações realizadas irão oportunizar que a escola amplie o seu nível de adoção à tecnologia, tornando-se uma Escola Conectada, que segundo o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) consiste em uma “escola que possui visão estratégica e planejada para o uso da tecnologia na educação, expressa em seu currículo e nas práticas pedagógicas, com gestores e professores com competências digitais desenvolvidas, com recursos educacionais digitais selecionados e alinhados ao currículo, e com a infraestrutura adequada”.
A união faz a força
Em consonância com sua missão de tornar o Brasil um país do futuro através da tecnologia, a Softtek apoiará o projeto com a formação da equipe técnica de professores e gestores para o uso de tecnologias aplicadas às práticas educacionais.
As formações serão realizadas por voluntários/especialistas da Softtek que também serão responsáveis por oferecer mentorias técnicas e de competências profissionais para alunos que desejem ingressar no mercado de Tecnologia da Informação.
“Somente a presença de computadores conectados à internet não basta para produzir aprendizagem em tecnologia. Nossa proposta é compartilhar o nosso conhecimento na área, levando toda nossa expertise sobre recursos tecnológicos, formando professores e gestores para garantir que a educação tecnológica seja uma realidade para os alunos de escolas públicas como o Chiquinho”, comenta Miguel Garcia, country manager da Softtek Brasil.
Aos estudantes do Chiquinho, a ONG Meu Futuro Digital disponibilizará bolsas de estudo para o Programa #TeuFuturo.
“No mercado de Tecnologia da Informação, a estimativa é que, em três anos, o déficit alcance 290 mil profissionais. O Meu Futuro Digital, com o propósito de transformar essa lacuna, também está desenvolvendo o programa #TeuFuturo. Iniciativa essa que oferece aos estudantes de ensino público a descoberta e o desenvolvimento do talento para seguir na área de Ciência da Computação. Estamos confiantes que iremos encontrar muitos talentos na EE Francisco Balduino”, comenta Rubem Duek, CEO do Meu Futuro Digital.
A Zilor Energia e Alimentos, multinacional brasileira com 75 anos de atuação, uma das principais empresas do setor sucroenergético, possui uma unidade industrial em Quatá (SP), e desde 2019 realiza na comunidade o projeto “Eu Amo Chiquinho”, que faz parte do Programa Aprender Sempre, com ações educacionais sobre temas como Sustentabilidade e Meio Ambiente, Artes e Cultura e Transformação Social. O projeto social vem para somar no que diz respeito ao desenvolvimento de jovens em busca do protagonismo pessoal e social, além de integrar e fortalecer os laços da empresa com a comunidade, entendendo as necessidades e prioridades locais para a definição de investimentos.
“Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, então vamos sonhar grande, certo? Para isso, é preciso ter o ambiente para desenvolver, para podermos crescer, almejarmos coisas melhores para a nossa comunidade. E nesse processo é preciso da união das empresas, da sociedade e do poder público, trabalhando juntos para proporcionar aos alunos o desafio que cada um deseja enfrentar. A escola é o ambiente, mas os jovens são a transformação, são o nosso futuro”, afirma Fabiano Zillo, Diretor-Presidente da Zilor.
Sobre o Meu Futuro Digital
O Meu Futuro Digital é um movimento com o propósito de transformar o Brasil para o futuro do Trabalho por meio da Educação e da Tecnologia da Informação. Um ecossistema de empresas e entidades que tem a intenção estratégica de acelerar a inclusão de jovens e profissionais nas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), de modo a promover inclusão, formação, mentoria e emprego de alta renda na área de TI no Brasil.
Sobre a Softtek
Fundada em 1982 por um grupo de empreendedores, a Softtek iniciou no México fornecendo serviços locais de TI e hoje é um dos líderes globais em soluções digitais de próxima geração. A primeira empresa a apresentar o modelo Nearshore, a Softtek ajuda as empresas Global 2000 a desenvolver recursos digitais de maneira contínua e consistente, desde a concepção e construção até a execução e evolução. Seu impulso empreendedor a levou atuar em mais de 20 países e contar com mais de 15.000 profissionais. Saiba como a Softtek cria valor através da tecnologia em https://www.softtek.com/pt/ ou siga @Softtek nas redes sociais.
Sobre a Zilor
Fundada em 1946, a Zilor Energia e Alimentos é uma indústria brasileira com atuação global que traz em seu DNA a constante busca por inovação, produtividade e sustentabilidade. Com três unidades agroindustriais localizadas no estado de São Paulo (Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá), colheita 100% mecanizada e aproximadamente 3,5 mil colaboradores, a companhia se destaca por apresentar um portfólio diversificado que a consolidou como um importante player do país a produzir etanol, açúcar e energia, de forma sustentável, a partir da cana-de-açúcar.
A diversificação como estratégia da companhia projetou a Zilor para o cenário mundial. A Biorigin, unidade de negócio da Zilor fundada em 2003, especializada em processos biotecnológicos a partir de ingredientes 100% naturais, atende aos mercados de alimentação humana, nutrição animal e fermentação industrial e enológico. Com unidades no Brasil, Estados Unidos e Bélgica, atua em mais de 60 países. Cerca de 90% de sua produção é exportada, atendendo principalmente os mercados norte-americano e europeu.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>