Idosos são atendidos em casa por estudantes de Medicina
Parceria entre Unoeste e prefeitura insere futuros médicos em visitas domiciliares a pacientes atendidos pelo sistema público de saúde
Professora Eliana, o coordenador da Medicina Jaú, Dr. José, e a secretária de saúde, Ana Paula (Foto: Cedida)
Como parte da parceria firmada entre a Unoeste e Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, alunos do 8º termo do curso de Medicina realizam atendimento no Ambulatório Didático de Geriatria. O trabalho é domiciliar e as ações buscam ofertar um atendimento de qualidade aos idosos do município. Em contrapartida, o acadêmico adquire habilidades importantes da profissão, bem como fortalece a humanização na saúde e a relação médico-paciente.
A médica geriatra e professora Eliana Marangoni explica que os alunos fazem atendimento nas casas dos idosos que possuem dificuldades de locomoção e outros diagnósticos. “Nós fazemos todo um ajuste de medicamento e como deve ser ingerido, auxílio no entendimento da doença, do tratamento, da dificuldade, se ele precisa ir em busca de um outro especialista ou de algum recurso específico. Por exemplo, se precisa de uma cadeira de banho ou de rodas, de fisioterapia, nutrição domiciliar... Também ajudamos no tratamento de feridas, enfim, todo o conjunto”, fala.
Ela completa que ainda é avaliada a condição social e familiar com intuito de possibilitar o melhor suporte às demandas apresentadas. “Ficamos atentos se o paciente é aposentado, se ele tem um cuidador formal, se essa pessoa que cuida tem entendimento para prestar essa assistência e qual é a ajuda que precisa”, relata.
Para a professora, a universidade desenvolve ações que fortalecem a formação do acadêmico e contribuem com a sociedade. “A Unoeste tem a linha de formação para o médico atender ao Sistema Único de Saúde (SUS) e esse é um serviço que todo profissional da área precisa entender. É o mínimo para fazer uma triagem, independentemente da especialidade que o médico escolha, ele vai ter pacientes idosos e em condições de fragilidade. Então, acredito que além da relação médico-paciente, os alunos aprendem sobre respeito e sobre a situação de cada um”.
De acordo com a Secretária da Saúde, Ana Paula Rodrigues, o Ambulatório Didático de Geriatria realiza um trabalho a domicilio que otimiza os serviços de saúde. “Temos um médico que faz o acompanhamento de pessoas acamadas, que atende idosos. É uma demanda muito grande, ainda mais agora com diversos funcionários afastados. Com a ajuda da universidade conseguimos antecipar as consultas de pacientes que estavam a dias na espera”, revela.
Serviço
Para receber o atendimento domiciliar do Ambulatório Didático de Geriatria é preciso ir até a Secretaria de Saúde e apresentar os dados do paciente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>