Conservatório de Tatuí anuncia temporada de espetáculos dos Grupos Artísticos
Nove grupos musicais e um de Artes Cênicas devem realizar ao menos 90 concertos e apresentações durante o ano; Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Cia. de Teatro estão entre os destaques
O Conservatório de Tatuí -- instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de Música e Artes Cênicas da América Latina -- anuncia a temporada 2022 de seus dez Grupos Artísticos. Entre eles, nove são formações musicais, dirigidos por Renato Bandel, gerente artístico musical do Conservatório de Tatuí, e um de Artes Cênicas, a Cia. de Teatro, liderada por Antonio Salvador, gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. A previsão é de que ao menos 90 concertos e espetáculos sejam realizados por esses grupos ao longo deste ano.
Formados integralmente por alunos e alunas bolsistas, os Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí garantem aos participantes uma oportunidade de tocar ou atuar ao lado de renomados professores e artistas, como Emmanuele Baldini, Marco Almeida Júnior, Zeca Colares, Diego Garbin, Alexandre Bauab Jr., Marcos Baldini, Leo Ferrarini, Luis Marcos Caldana, Edson Lopes, Thiago Leite e inúmeros convidados(as). Para 2022, já estão confirmadas participações de Ana Valéria Poles, Fernando Deddos, Érica Hindrikson, Maini Moreno, Trio Macaíba, Diego Salvetti, Mara Campos e Fernanda Kremer, entre outros(as). Todos os grupos estão sob a orientação e coordenação de professores ou regentes de Grupos Artísticos.
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, agora sob a regência do consagrado maestro Emmanuele Baldini, é um dos destaques dos Grupos Artísticos da instituição. Segundo ele, o primeiro concerto do ano já está confirmado para 13 de abril, no Teatro Procópio Ferreira de Tatuí. No programa, Concerto para Violino e Orquestra “Em formas brasileiras”, de Hekel Tavares, e Sinfonia nº 3 “Escocesa”, de Felix Mendelssohn.
Entre outras ações programadas para a Orquestra Sinfônica, Baldini também destaca a produção da ópera “A noite de São João”, de Elias Alvares Lobo, que será apresentada no final do ano, em parceria com Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP Ribeirão Preto), colaboração com o projeto SINOS para a reconstrução da partitura orquestral a partir do manuscrito para canto e piano. O grupo prepara, ainda, concertos em conjunto com o Grupo de Música Raiz e a Big Band do Conservatório de Tatuí, além de se apresentar no Festival de Inverno de Campos de Jordão - programação sujeita a alterações.
Representante da Área de Artes Cênicas entre os Grupos Artísticos, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí também já tem data confirmada para o primeiro espetáculo do ano, marcado para 29 de abril, no Teatro Procópio Ferreira. A produção é estruturada a partir do conjunto de referências investigadas em 2021 no projeto “Ações para suspender o tempo”. A dramaturgia inédita, assinada por Cristiane Sobral, tem a direção de Thiago Leite e colaboração da atriz e professora Adriana Afonso.
A programação prevê, ainda, dezenas de outros concertos das demais formações artísticas da instituição: Banda Sinfônica, Big Band, Camerata de Violões, Coro, Grupo de Choro, Grupo de Percussão e Jazz Combo. Mais informações pelo site: conservatoriodetatui﹒org﹒br﹒
SERVIÇO
Temporada 2022 dos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí
Primeiras apresentações de 2022
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Emmanuele Baldini, regente e solista
Data: 13/04
Horário: 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Marco Almeida Júnior, coordenação
Data: 20/04
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Alexandre Bauab Júnior, coordenação
Data: 23/04
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Big Band do Conservatório de Tatuí
Diego Garbin, coordenação
Data: 27/04
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Edson Lopes, coordenação
Data: 27/04
Horário: 19h
Local: Auditório da Unidade 2 do Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Luis Marcos Caldana, coordenação
Data: 28/04
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Thiago Leite, coordenação
Data: 29/04
Horário: 16h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Mais informações no site do Conservatório de Tatuí
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: Fundação CSN
Patrocinadores Prata: VISA, Eixo SP, Rodovias do Tietê
Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado de São Paulo, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>