Academia Educar abre inscrições para jovens de 15 a 18 anos
Edição 2022 volta ao presencial e oferecerá formação em protagonismo, competências socioemocionais e cidadania ativa, além de produção audiovisual
A Fundação Educar (www.fundacaoeducar.org.br), investimento social da Companhia DPaschoal que atua em prol da educação para a cidadania, plural e protagonista, abriu as inscrições para a Academia Educar 2022. Neste ano, o projeto que é realizado desde 1989 volta ao formato presencial e é destinado aos adolescentes de escolas públicas de Campinas (SP).
Durante a jornada, que ocorrerá todas as quartas-feiras, no CIS Guanabara, bairro Botafogo, das 08h30 às 16h, a partir de 6 de abril e com encerramento marcado para 3 de novembro, os participantes terão oficinas e projetos-desafios, que têm como objetivo formar jovens protagonistas capazes de transformar a realidade em que vivem, suas escolas e comunidades. Entre os pontos que serão desenvolvidos estão habilidades para o futuro, autoconhecimento, comunicação, pensamento crítico, criatividade, cidadania ativa, entre outros Toda a metodologia da Academia Educar tem como base pedagógica o conceito de protagonismo juvenil do Professor Antonio Carlos Gomes da Costa e “Os quatro pilares da Educação” (UNESCO).
Outro destaque para a edição deste ano será o aprofundamento no segmento audiovisual. A ideia é que os integrantes recebam formação inicial e aprendam a utilizar ferramentas de produção de conteúdo audiovisual.
Os interessados em participar da Academia Educar 2022 devem passar por três etapas: inscrição (academiaeducar.com), elaboração de redação e realização de dinâmica. Em parceria com as Diretorias de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, a Academia atuará ao longo do ano letivo, no contraturno escolar, oferecendo vale-transporte, alimentação no local, camiseta e certificado.
“A riqueza da construção dessa Jornada está na garantia de um olhar atualizado, horizontal e significativo, numa construção de jovem para jovem. Nossas oficinas promovem diálogo aberto e a interação entre jovens sobre os mais diversos temas”, reforça Cristiane Stefanelli, coordenadora de projetos da Fundação Educar.
“A essência daquilo que acreditamos está na percepção do quanto a educação pode e deve transformar tudo: ela é a base, isso nunca vai mudar. Essa sempre vai ser a nossa grande causa porque além de formar cada indivíduo, a educação nos ajuda a conviver, exercer a cidadania, ser capazes de transformar a nossa vida, nossa comunidade, nosso país”, destaca Cristiane Stefanelli, coordenadora de projetos da Fundação Educar.
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>