Alunos de São Paulo promovem visitas à Casa Modernista, visando apresentar projetos para a preservação do patrimônio
Atividade faz parte de programação do Colégio Marista Arquidiocesano para homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna
Em fevereiro de 1922, diversos artistas brasileiros se uniram e organizaram a Semana de Arte Moderna. A partir de fevereiro de 2022, o Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, começará a celebração dos 100 anos do evento considerado o mais importante da cultura brasileira. As ações propostas pelo colégio irão até novembro.
Uma das atividades programadas são visitas dos alunos do 6º ao 9º ano à Casa Modernista, localizada na Rua Santa Cruz, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo.
De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais, Alana Perico, além de conhecer esse patrimônio cultural e histórico da cidade, os estudantes poderão pensar em projetos de intervenção na Casa, ajudando, inclusive, em sua manutenção.
“Temos como prática pedagógica entender as necessidades humanas e sociais. A preservação da história é fundamental para que as novas gerações compreendam a importância deste patrimônio”, afirma.
Após as visitas, os alunos serão estimulados a pensar como poderão se tornar protagonistas para manter o patrimônio e a história vivos e bem preservados.
Casa Modernista
A Casa Modernista da Rua Santa Cruz, de autoria do arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, projetada em 1927 e construída em 1928, é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil.
Projetada para abrigar a residência do arquiteto, recém-casado com Mina Klabin, filha de um grande industrial da elite paulistana, a casa gerou forte impacto nos círculos intelectuais e na opinião pública em geral, favoráveis ou contrários à nova orientação estética proposta.
Em 1984, o Condephaat tombou o conjunto, seguido pelo Iphan e, posteriormente, pelo Conpresp. Devido a diversos processos judiciais, o imóvel permaneceu abandonado, resultando em um rápido processo de deterioração. Em 2000 foram realizadas obras para a sua recuperação e em 2008, a Prefeitura de São Paulo passou a ser permissionária do imóvel, sendo a responsável por seu uso e manutenção.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos integrados por formação, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em transformação constante.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>