Para que serve o Sisu?
Entendo o programa do Governo Federal de acesso a universidades públicas
Após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o sonho dos estudantes de ingressar em uma universidade pública fica cada vez mais perto. E um dos caminhos para conseguir a matrícula é se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Programa, criado e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), possui uma plataforma informatizada que viabiliza o acesso às universidades públicas brasileiras por meio do desempenho obtido na última edição do Enem. Para entrar, além de não ter zerado na redação, o candidato precisa ter uma boa pontuação geral para alcançar a nota de corte exigida na ocupação das vagas. O Sisu oferece cursos nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnólogo.
As inscrições acontecem duas vezes por ano, no início de cada período letivo, e devem ser feitas na página do Sisu. O candidato pode escolher duas opções de curso, a universidade, turno e a modalidade de concorrência (se usará cotas ou será por meio da ampla concorrência). As vagas são disponibilizadas pelas instituições de ensino no sistema, que pode ser acessado online com o número de inscrição e a senha cadastrada do Enem.
Ao final do período de inscrições, o sistema selecionará automaticamente os candidatos com maior classificação em cada curso de acordo com a modalidade escolhida e quantidade de vagas oferecidas pela universidade.
Simulador Sisu
Para facilitar a vida dos estudantes e diminuir a ansiedade nesse tempo de espera o Stoodi, startup 100% online de cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pré-vestibular, desenvolveu o Simulador Sisu, que utiliza a nota obtida no Enem e compara com a nota de corte do Sisu passado, estipulando a probabilidade do candidato ser aprovado no programa e indicando quais instituições de ensino ele tem a possibilidade de ingressar.
Sobre o Stoodi
O Stoodi é uma startup de cursinho online preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pré-vestibular. De forma 100% online, oferece uma plataforma com mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios disponíveis, simulados do Enem e correção de redações. Em todo o Brasil, a edtech já ajudou mais de 8 milhões de alunos e conta com mais de 2,7 milhões de estudantes cadastrados. E seguindo com o seu objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior e, reforçar o compromisso com a sociedade, a Stoodi implementou, desde março de 2020, o Stoodi Portas Abertas, que oferece acesso gratuito aos conteúdos e ferramentas da plataforma, para que os estudantes de todo o país pudessem dar continuidade na rotina acadêmica em casa. Em constante evolução e atento as mudanças de mercado, o Stoodi trabalha para oferecer um apoio 360° em toda a jornada do aluno, do ensino médio ao superior, revolucionando sempre a forma de aprender.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>