Impacto da pandemia na volta às aulas
À volta as aulas nesta semana mostra o quanto a pandemia já prejudicou a educação brasileira. Os dados do IBGE, conforme o Todos pela Educação - Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) -, apontam que o país atingiu o maior patamar, desde 2012, de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e nem escrever. Em 2021, 40,8% da população dessa faixa etária não estavam alfabetizadas, o equivalente a 2,4 milhões.
A elevação dessas taxas ocorreu durante a pandemia, sendo que, em 2019, 1,4 milhão não tinha sido alfabetizada, representando 25,1% da população na faixa de 6 e 7 anos.
A legislação garante o direito das crianças de aprender a ler e escrever até o fim do 2º ano do ensino fundamental, ou seja, aos 7 anos. Contudo, o país registrou o recorde dos últimos dez anos em crianças sem acesso a esse direito. Em 2012, 28,2% da população dessa idade não estavam alfabetizadas, cerca de 1,7 milhão. Além disso, as crianças mais pobres, pretas e pardas foram as mais prejudicadas. Vale alertar que essa parcela da população tem menos oportunidade de continuar estudando à distância, pois ficou mais tempo com as escolas fechadas.
A pergunta é como esse “atraso” na aprendizagem pode interferir no aprendizado e no psicológico de uma criança?
*** Indicamos a psicopedagoga e neurocientista, Ângela Mathylde, para entrevista sobre o assunto.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário