Professor da Fatec vai participar de feira de ciências em Dubai
Educador orienta projeto de assistente virtual que auxilia pessoas com deficiência que usam cadeiras de roda; software funciona por comandos de voz
Um projeto que está sendo desenvolvido nos laboratórios da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi Mirim, localizada na Região de Campinas, foi classificado para a Milset Expo-Sciences Asia 2022, feira de ciências e tecnologia que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, neste mês de fevereiro.
Trata-se de uma assistente virtual para pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas. O software funciona por comandos de voz e, além de permitir o controle do veículo, dá autonomia ao usuário ao desempenhar tarefas como acender a luz, ligar eletroeletrônicos, entre outras. Também identifica buracos e obstáculos no caminho, evitando acidentes.
Desde o Ensino Médio
O projeto teve início em 2018, quando o professor dos cursos de Mecatrônica Industrial e Projetos Mecânicos da Fatec Mogi Mirim, Eliandro Silva, também dava aula na Escola Estadual Padre Longino Vastbinder, de Mogi Guaçu. Nas aulas de Física e de Robótica, o educador decidiu fomentar nos alunos o interesse pela pesquisa. “O desenvolvimento de projetos deixa os estudantes mais preparados para chegarem ao Ensino Superior”, avalia.
Desde então, o educador tem orientado os estudantes Marcos Magalhães e Emilly dos Santos no desenvolvimento da Orianna, como foi nomeada a assistente virtual. Inicialmente, a tecnologia foi aplicada a uma cadeira de rodas em escala reduzida. Agora, nos laboratórios da Fatec, está sendo desenvolvido um protótipo em tamanho real.
Reconhecimento
Foram anos de trabalho que valeram a pena. O reconhecimento pelo esforço chegou na forma de diversos prêmios, entre eles, o primeiro lugar na Feira Internacional de Tecnologias para a Inclusão, disputada na Argentina. A conquista valeu o credenciamento para ir a Dubai. A apresentação do projeto no Milset Expo-Sciences Asia 2022 vai ficar a cargo do professor Eliandro e do aluno Marcos.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>