LinkedIn e Lattes abrem espaço para licença maternidade e profissão dona de casa no currículo
No último dia 15, o Currículo Lattes, plataforma acadêmica que reúne publicações e trabalhos de pesquisadores, abriu uma nova funcionalidade chamada “licenças”. Neste campo, as mães cientistas podem inserir seus períodos de licença maternidade. Essa já era uma solicitação antiga, já que as pesquisadoras eram questionadas sobre o período sem publicações.
Já o LinkedIn, no início de maio, vai abrir a opção “dona de casa”, no campo das profissões. A plataforma Lattes abriga atualmente 7 milhões de currículos, sendo metade de mulheres. O LinkedIn tem cerca de 740 milhões de usuários no mundo, sendo 47 milhões no Brasil.
A pandemia da Covid-19, que trouxe como consequência a perda de empregos de muitas mulheres que precisaram deixar suas funções para cuidar dos filhos em casa neste tempo, potencializou as decisões das plataformas.
Com a crise, a taxa de desemprego entre as mulheres subiu 3,3 pontos percentuais entre o último trimestre de 2019 e o mesmo período de 2020, para 16,4% da força de trabalho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação, a dos homens cresceu 2,7 pontos percentuais, para 11,9%.
De acordo com a especialista em carreira e processos empresariais Andreza Silva, a postura das plataformas em adotar esses novos campos preenche algumas lacunas entre tantas enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho. “Quando uma mulher decide dedicar um tempo aos filhos, o mercado questiona esses espaços de tempo no currículo dela. Então, ter esses campos é muito válido. Dá a oportunidade de a mulher demonstrar as competências que ela adquire sendo mãe e dona de casa, que são muitas. Por exemplo, gestão de tempo, liderança, otimização de recursos e insumos, entre outras”, explica a profissional.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário