O Futuro da Educação Está na Formação Humana
Claudia Costin aponta tendências em educação no mundo
Durante palestra realizada para pais, professores e colaboradores do Colégio Santo Américo, Claudia Costin, uma das maiores especialistas em educação do país, apontou as principais tendências em educação no mundo, falou sobre o futuro da educação na pós-pandemia e ressaltou a importância do trabalho colaborativo de alunos e professores para a construção da escola do futuro.
Depois de explanar sobre algumas metas da Agenda 2030 da ONU para a Educação, Claudia Costin apontou os principais problemas da educação no país e mostrou exemplos de cidades que conseguiram criar um sistema de recuperação de aprendizagem e elevar a nota no IDEB -Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Em seguida, a especialista direcionou a palestra para os desafios que o futuro traz para o Brasil e destacou a Revolução 4.0 e as tendências em educação no mundo, citando o foco em resolução colaborativa de problemas, flexibilização dos currículos, cultura digital e ensino híbrido e as novas competências para o século 21.
Ao falar sobre a educação na pandemia, Claudia citou que as habilidades desenvolvidas pelos alunos durante o ensino remoto fazem parte de um aprendizado que permanecerá na rotina dos estudantes no período pós-pandemia. “O ensino híbrido veio para ficar. Esse é um caminho que não tem mais volta. Os muros das escolas foram quebrados e os estudantes aprenderam que é possível estudar em casa usando novas formas de aprendizado”, afirmou a palestrante.
Alguns participantes do encontro aproveitaram para fazer perguntas para a palestrante e muitos quiseram saber da especialista se o ano de 2020 foi um ano perdido para a educação. Claudia Costin foi enfática em dizer que não foi um ano perdido, mas foi um ano bastante sofrido para a comunidade escolar. “Com certeza tivemos perdas no aprendizado, porém, as maiores perdas ocorreram na socialização dos alunos, no convívio com seus pares. É possível recuperar a aprendizagem acadêmica, mas os momentos de convívio na escola foram irreversivelmente perdidos”, explicou a palestrante.
Para finalizar, Claudia Costin afirmou que a educação do futuro tem como principal missão humanizar as pessoas, investindo na formação humana dos alunos.
Para assistir a palestra de Claudia Costin para o Colégio santo Américo, acesse o link https://youtu.be/rsP_G-7AEN0
Sobre o Colégio Santo Américo
Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>