Adelina Instituto traz o curso O Instante das formas: sobre o espírito das roupas e o espírito do tempo
Com certificado o curso é voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais de Moda, Artes e Ciências Humanas
Adelina Instituto, traz o curso “O Instante das formas: sobre o espírito das roupas e o espírito do tempo, que inicia no dia 24 de setembro e, também, nos dias 01, 05, 08, 15 e 19 de outubro, das 19h às 21h, sempre segundas e quintas-feiras.
O formato de curso online, devido ao momento de pandemia do coronavírus, com o objetivo de manter aos alunos e interessados a continuidade de suas atividades frequentes no instituto, ao mesmo tempo que cumpre a recomendação do Ministério da Saúde e a Organização Mundial Saúde (OMS), de isolamento social resguardando a segurança de todos.
Este curso parte do livro “O espírito das roupas: A Moda no Século XIX" (Editora Companhia das Letras, 2018), da filósofa brasileira Gilda de Mello e Souza, e investiga as relações entre a história social da moda, a dialética indivíduo e sociedade, os diálogos entre Moda e literatura, filosofia, e a arte nas perspectivas históricas dos séculos XIX, XX e XXI. A atividade tem como objetivo o entrelaçamento com o conceito de “filosofia do instante”, presente nas análises da Profa. Gilda, sobre a literatura de Clarice Lispector, no cinema dos anos 50, 60 e 70, para se pensar a temporalidade específica da Moda. Como recorte sociológico, temas como as relações de gêneros, o papel social da mulher e do homem, a construção simbólica do feminino na recente história da Moda, a luta de classes no XIX, e a manifestação pelas Formas da cultura - incluindo a roupa, o cinema e a literatura - do espírito do tempo.
Programa:
24/09 - Aula 1 – Introdução ao conteúdo programático/ Diálogos entre Moda e Literatura/ A Filosofia do Instante nas Formas da Moda.
01/10 - Aula 2 – A Moda como Arte.
05/10 - Aula 3 – O antagonismo: recortes de identidade expressões de gêneros na Moda.
08/10 - Aula 4 – A cultura feminina e a Moda.
15/10 - Aula 5 – A luta de classes e a Moda no século XIX.
19/10 – Aula 6 – O Mito da Borralheira e o conceito da Moda como “caligrafia dos gestos”.
Quem irá conduzir?
Brunno Almeida Maia é pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi pesquisador residente do NECMIS 2018 (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som), e é professor convidado do SENAC Lapa Faustolo, da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, da pós-graduação “Cultura Material e Consumo: perspectivas semiopsicanalíticas”, da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo), e do Centro Universitário Belas Artes. Ministrou aulas sobre a relação entre a literatura e a moda ao lado do estilista brasileiro Walter Rodrigues e do chapeleiro Eduardo Laurino, em espaços como Fundação Ema Klabin, Adelina Instituto, MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Belenzinho, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, Sesc 24 de maio, Sesc Jundiaí, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO, em Belo Horizonte (MG), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava e Escola São Paulo. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014), assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017), e “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).
Sobre o Adelina Instituto
Em abril de 2017, o empresário Fabio Luchetti criou o projeto Adelina, no Bairro Perdizes. Com ampla atuação no circuito de arte e educação contemporâneas, o projeto promove a difusão, produção e compartilhamento de conhecimento, por meio de encontros, debates, oficinas, publicações, além de cursos interdisciplinares, exposições de artistas contemporâneos e ações extramuros. O objetivo do projeto é firmar-se como um espaço para a concepção, formação e difusão da arte. Em suas muitas ações, a ideia é atingir os mais diversos perfis, favorecendo o intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte. Desde a sua fundação, a Adelina pretende aproximar a arte e educação, como um apoio e de forma colaborativa na formação livre de públicos variados, entre os quais estão professores da rede de ensino público, estudantes, crianças, adolescentes e idosos.
Serviço:
Data: 24 de setembro, 01, 05, 08, 15 e 19 de outubro – segundas e quintas-feiras
Duração do curso: 6 encontros – 12 horas de curso
Horário: 19h às 21h
Local: Plataforma ZOOM – disponibilizada um dia antes da palestra.
Investimento: R$ 250
Ofereceremos certificado.
Cadastre-se gratuitamente no site www.zoom.us ou baixe o app no celular ou tablet
As aulas serão gravadas e poderão ser enviadas para quem eventualmente não estiver presente.
Inscrições pelo site www.sympla.com.br/adelina
Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para ou ligue para (11) 94812 3175
Adelina Instituto
Conheça também a Loja Adelina e o Café Adelina.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e, aos sábados, das 10h às 16h.
Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes. CEP: 05013-001 – São Paulo.
Estacionamento conveniado: 25% de desconto para visitantes (Rua Caiubi, 308).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>