Estudantes recebem instruções para pensar projetos de vida
Trabalho é feito com gremistas e jovens acolhedores que atuam como multiplicadores em 29 escolas do Pontal
Através da junção de programas voltados para melhorias da educação pública, cerca de 300 alunos estão recebendo orientações que ajudam a pensar projetos de vida. São gremistas e jovens acolhedores de 29 escolas, nas quais atuam como agentes multiplicadores, de tal forma que o alcance é 7,6 mil alunos. Os programas são o Conviva-SP, da Secretaria Estadual da Educação, e o Educa Pontal, da Diretoria Regional de Ensino de Mirante do Paranapanema em parceria com a Unoeste.
São alunos do 4º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio das escolas da rede estadual de ensino em Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema. Sandovalina, Tarabai, Estrela do Norte, Narandiba, Rosana e Euclides da Cunha. A instruções são feitas por encontros remotos que acontecem todas as quintas-feiras, das 13h às 14h30, pelo Google Meet e nas redes sociais YouTube e Faceboock. A temática desta quinta-feira (3) foi “E aí, qual o meu verdadeiro talento?”
Universitários
Estudantes do curso de Psicologia da Unoeste atuam nos encontros, entre os quais o padre Adilson Fernandes, que já tem formação em filosofia e teologia. A orientação e o acompanhamento são feitos pela Dra. Camélia Murgo, professora dos cursos de Psicologia e Medicina, pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, que oferta mestrado e doutorado. Também estão envolvidos professores que atuam no Núcleo Pedagógico e supervisores da Diretoria de Ensino.
De acordo com a professora vinculada ao núcleo Ivani Aparecida de Souza Pereira, a mobilização e formação de membros dos grêmios estudantis e do projeto Jovens Acolhedores são fundamentais e importantes em todos os momentos. “Eles são os representantes dos alunos e nossos grandes aliados e parceiros nesse momento de distanciamento social”. Ela conta ainda que os gremistas e os acolhedores ajudam na busca ativa e na colaboração para que nenhum aluno desanime de seu projeto de vida.
Além das lições
Ivani comenta que “de aluno para aluno, tudo fica mais fácil!”. Para Larissa Guedes Santos, estudante da Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz, de Teodoro Sampaio, essa iniciativa mostra que a preocupação escolar vai além de passar lições nesse momento de escolas fechadas por causa da Covid-19. Seu entendimento é o de que a equipe escolar está preocupada com os alunos. Também salienta que os encontros semanais são oportunidades de rever os amigos e revigorar o astral.
As temáticas passam por identificação dos interesses profissionais; busca de informações sobre as profissões; como reconhecer oportunidades no mercado de trabalho; importância do projeto de vida; busca da felicidade e realização no trabalho; como a autoestima, autoimagem e autoconceito interferem na futura profissão; competências esperadas dos profissionais do futuro; interferências da família, amigos e professores na escolha profissional; vestibular e provas que permitem acesso aos cursos superiores; e oportunidades de ingresso no ensino superior, com bolsas de estudos e benefícios públicos.
Nova educação
O dirigente de Ensino de Mirante do Paranapanema e região, professor Enio Magro, tem participado ativamente e pessoalmente, sendo que nesta quinta-feira foi quem recebeu as perguntas pelo chat e as transmitiu oralmente para os palestrantes. Ao final, disse que leu todas, embora não tenha sido possível respondê-las. Magro destacou a nova educação paulista, conduzida pelo secretário Rossieli Soares, e que busca descobrir e estimular as vocações. Agradeceu a Unoeste pela parceria, através da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), a professora Camélia e o envolvimento do padre Adilson.
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